Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2937
Título: Concepções dos professores face à inclusão de alunos com NEE no ensino regular
Autor: Capitão, Paulo Alexandre Cerveira da Silva
Orientador: Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Inclusão
Formação de professores
Special educational needs
Inclusion
Teacher education
Data de Defesa: Out-2010
Citação: Capitão, P. A. C. S. Concepções dos professores face à inclusão de alunos com NEE no rnsino regular [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2010.
Resumo: A educação inclusiva considera a sala de aula o local fundamental para o ensino de todas as crianças. A Inclusão é uma expressão chave, assimilada pela linguagem da legislação, do discurso político, e pelas actuais tendências académicas e pedagógicas. Os alunos com necessidades educativas especiais (NEE) colocam às escolas sérios problemas, os quais, devido à sua intensidade e variabilidade, questionam sem dúvida o sentido da educação escolar demasiado centrada nos conteúdos académicos. A necessária reorganização das modalidades de trabalho com estes alunos requer cuidados especiais nos ambientes educativos e no papel frequentemente atribuído ao professor. Desta forma, as mudanças aconselhadas devem ter em conta as práticas dos professores e considerar certamente as suas atitudes. O objectivo geral deste estudo é procurar aceder a um conhecimento mais actualizado das concepções dos professores face à inclusão educativa dos alunos com NEE nas classes do regular. Para isso foram realizadas entrevistas semi-directivas a 6 professores do ensino regular e a 1 professor do ensino especial de uma escola, no sentido de permitir uma melhor compreensão e aprofundamento do tema em estudo. Estes professores foram escolhidos devido a revelarem experiência no trabalho com crianças com NEE. A natureza do objecto de estudo induziu a um desenho de investigação qualitativa de natureza interpretativa de carácter descritivo - Estudo de caso. O corpus do trabalho foi constituído pelas entrevistas semi-directivas, sujeitas a uma análise qualitativa. Com base na análise dos dados recolhidos, foi possível identificar aspectos relevantes sobre o que pensam os professores sobre o tema em estudo, e concluir que, estes profissionais são favoráveis à inclusão educativa das crianças com NEE no sistema regular de ensino. Consideram todavia, a relevância de uma formação mais específica, no sentido de uma melhor preparação para a prática de uma individualização dos percursos de aprendizagem dos alunos – diferenciação curricular – particularmente quando têm integrado nas suas turmas, alunos com NEE. Identificam ainda alguns constrangimentos que se colocam aos professores e às escolas, no sentido de um atendimento de qualidade e promoção do sucesso educativo de todos os alunos.
ABSTRACT The inclusion education considers the classroom the best place for teaching all the children. The Inclusion is a important expression, assimilated by the language of law, the political talk and also because it has been generally accepted by academic and pedagogical movements. Pupils with special educational needs (NEE) put serious problems to schools, which, owing to their intensity and variability, undoubtly question the direction of nowadays education, which is too focused on academic contents. The necessary reorganization of working modalities with these children requires special care, not only with the educational environments, but also with the role often attributed to Professor. Hence, every suggested change should take into account the teachers practices, as well as their attitudes. The aim of this study is to reach a more updated knowledge about the concepts of teachers in what concerns the educational inclusion of students with NEE in the regular education. We interviewed semi - directively 6 teachers of the regular and 1 teacher of special education, in order to allow a better understanding of the subject under study. These teachers have been chosen because they have experience working with children with NEE. The specificity of the subject of this study has led to a descriptive nature of the research – case study. The methodology consisted on semi – directive interviews, then a qualitatively analyzed. Based on the analysis of the data collected it was possible to identify relevant concepts of what teachers think about the subject, and to conclude that the teachers of the sample support the inclusion of children with NEE in the regular education system, although considering relevant a specific training, towards the individualization of pupils learning pathways – curriculum differentiation – particularly when they have integrated in their classes, students with NEE.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação -Especialidade Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2937
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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