Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2926
Título: Contributos do associativismo na (re)construção da identidade profissional dos professores de matemática do 2º ciclo
Autor: Lopes, Rute Sandra Marçal Ferreira
Orientador: Monteiro, Cecília
Data de Defesa: Out-2010
Citação: Lopes, R. S. M. F. Contributos do associativismo na (re)construção da identidade profissional dos professores de matemática do 2º ciclo [Dissertation]. Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2010.
Resumo: Esta investigação tem por objectivos compreender a identidade dos professores de Matemática do 2º ciclo do ensino básico e identificar quais os contributos das associações profissionais de professores na (re)construção da identidade docente. As questões do estudo foram as seguintes: Quais os motivos que levaram os docentes a escolher a sua profissão e esse grau de ensino? Quais os factores de satisfação e de insatisfação dos professores perante a docência? Qual é o papel desempenhado pela APM na (re)construção da identidade dos professores? Quais os motivos que levam os professores a tornarem-se sócios desta associação? Foram seleccionados para participar nesta investigação quatro professores do 2º ciclo, sócios activos da Associação de Professores de Matemática (APM). A metodologia associada a esta investigação segue uma abordagem qualitativa. A recolha de dados realizou-se através de uma única entrevista semi-estruturada individual aos quatro professores. Considerou-se pertinente caracterizar e conhecer a dinâmica associativa da APM, pelo que também foi utilizada a pesquisa documental. Desta investigação salientam-se diversos aspectos. O primeiro deles é o papel que a APM desempenhou junto destes docentes na (re)construção da sua identidade, no que respeita à sua formação e às redes de relação que se estabelecem com outros docentes. A APM constitui, também, para os participantes neste estudo, um espaço de partilha de ideias e de materiais, com impacto na sua prática lectiva. A entrada destes professores na APM ocorreu não só por influência de colegas e até de professores da formação inicial dos participantes, como também pelo desejo de participar nos ProfMat. O associativismo surge para todos os participantes neste estudo como relevante para a defesa dos interesses da profissão, uma vez que possibilita a união dos professores, a construção de um trabalho colectivo útil para o exercício da profissão, a procura de consensos e a troca de ideias. Constatou-se uma forte ligação entre a realização pessoal e profissional dos docentes, chegando a existir uma sobreposição entre as duas, visto que três dos participantes assumem que a sua realização pessoal passa pela realização profissional, sendo difícil distinguir uma da outra. Três dos participantes referem que seleccionaram a docência por razões extrínsecas, ou seja, a escolha da profissão não surgiu devido a aspectos inerentes à mesma. A visão da Matemática que os participantes revelaram nesta investigação é, principalmente, centrada na sua aplicabilidade social e na sua relação com a realidade. No decurso desta investigação foram igualmente identificados factores de satisfação e de insatisafação profissional. Como factores de satisfação profissional foram identificados a relação professor – aluno e a percepção de que a sua actividade de ensino contribuiu para o desenvolvimento dos discentes. Como factores de insatisfação registam-se a sobrecarga de tarefas / funções, papel burocrático da escola, falta de condições de trabalho e políticas educativas.
Abstract This research aims at understanding the identity of 5th and 6th grade Mathematics teachers and identifying contributes from teachers professional associations in (re)building the teacher identity. Four 5th and 6th grade cycle teachers, all active associates of APM (Mathematics Teachers Association), were chosen to participate in the research. The survey questions were as follows: What are the reasons why teachers choose their profession and this degree of education? What are the factors of satisfaction and dissatisfaction of teachers towards teaching? What is the role of APM in the (re) construction of teachers' identities? What are the reasons that lead teachers to become members of this association? The methodology associated to the research follows a qualitative approach. The gathering of data was made through a one time, personal, semi-structured interview with each one of the four teachers. It was considered pertinent to characterize and know the associative dynamics of APM, hence requiring a documental research as well. Different aspects of this research must be stressed out. The first one is about the role that APM played for these teachers in (re)building their identity, concerning their education and relation networks established with other teachers. APM also constitutes for the participants in this research a space to share ideas, both for material and education, with an impact in their teaching lives. The entry of these teachers in the APM was not only influenced by peers and even teachers in training the participants, but also by the desire to participate in ProfMat. One identifies a strong connection between personal and professional realization in teachers, sometimes overlapping each other, since three of the participants do assume that their personal realization must build on their professional realization, making it hard to distinguish from one another. The association appears to all participants in this study as relevant to the interests of the profession, because it allows the teachers union, the construction of a collective good for the profession, the search for consensus and exchange of ideas. Three of the participants mention that they chose teaching for extrinsic reasons, meaning, the choosing of profession was not related to aspects inherent to teaching. The perspective of Mathematics revealed by the participants in this investigation is mainly centered in its social applicability and in its relation to reality. As the research went on, different factors of professional (dis)satisfaction were identified. As factor of professional satisfaction one identifies the relation teacher-student and the perception that his/hers teaching activity contributes to the development of students. As factor of dissatisfaction one registers a tasks/roles overload, bureaucratic role of school, lacking of work conditions and educational policies.
Descrição: Dissertação apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-escolar e no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2926
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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