Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2917
Título: Avaliação do risco de lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho nos serventes da construção civil: contributos da análise macro-postural
Autor: Barreto, Ricardo Mendes Horta França
Orientador: Serranheira, Florentino
Palavras-chave: Saúde ocupacional
Segurança no trabalho
Lesão músculoesquelética
Construção civil
Servente
Occupational health
Work conditions
Musculoskeletal injury
Building
Data de Defesa: 2012
Editora: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Citação: Barreto RM. Avaliação do risco de lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho nos serventes da construção civil: contributos da análise macro-postural [Dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2012.
Resumo: Este estudo torna-se pertinente porque indivíduos saudáveis em locais de trabalho, concebidos de forma a garantir a segurança, o conforto e a preservação da saúde do trabalhador, serão a mais-valia de organizações que pretendam um desenvolvimento sustentável e o aumento e garantia da qualidade da produção. Este estudo tem como questão de partida: Qual o contributo dos métodos de avaliação Macro-Postural no contexto do diagnóstico das situações de maior risco de LMELT nos serventes da construção civil? De forma a responder à questão de investigação proposta, definiu-se como objectivo de estudo analisar a aplicação de métodos de avaliação do risco macro-postural de LMELT, em contexto real de trabalho, no sentido de identificar situações de risco, no contexto de trabalho dos serventes da construção civil. Como objectivos específicos, pretende-se: - Analisar o trabalho executado pelo servente da construção civil, recorrendo à metodologia da análise ergonómica do trabalho que nos permite identificar as subactividades e encontrar os factores de risco presentes nas situações reais de trabalho; - Avaliar o risco de LMELT com recurso a métodos de análise macro-postural; - Contribuir para o diagnóstico da situação de trabalho dos serventes, em particular no que diz respeito à carga física de trabalho, através de uma classificação macro-postural do risco, por subactividades típicas.
Descrição: Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2917
Aparece nas colecções:ESTeSL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação do risco de lesões músculo-esqueléticas ligadas ao trabalho nos serventes.pdf1,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.