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Título: Centração do paciente em estudantes de medicina e enfermagem: implicações para os curricula académicos
Autor: Grilo, Ana Monteiro
Santos-Rita, Joana
Santos, Margarida Custódio dos
Gomes, Ana Isabel
Palavras-chave: Psicologia da saúde
Adesão à terapêutica
Data: Jun-2012
Editora: ISPA
Citação: Grilo A, Rita J, Santos M, Gomes A. Centração do paciente em estudantes de medicina e enfermagem: implicações para os curricula académicos. In 12º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, ISPA (Lisboa), 21-23 de junho de 2012.
Resumo: A centração no paciente pode ser definida como “o cuidado que é congruente e responsivo às necessidades, desejos e preferências dos pacientes”. A centração no paciente tem vindo a ser, consistentemente, associada à satisfação do paciente, ao aumento da adesão ao tratamento, ao mais rápido restabelecimento do doente, a menor perturbação emocional e à diminuição dos erros médicos. Por esta razão, é hoje considerada uma competência fundamental a desenvolver na formação de futuros profissionais de saúde. O objectivo deste estudo é avaliar as atitudes de centração no paciente em estudantes de medicina e enfermagem portugueses (integrados em anos académicos préclínicos e clínicos). Participaram 369 estudantes de uma faculdade de medicina de Lisboa e 524 estudantes de enfermagem de uma escola superior de enfermagem também de Lisboa, que preencheram a Patient‐Practitioner Orientation Scale (PPOS). Na última década, a PPOS tem vindo a ser utilizada internacionalmente em diversas investigações relativas à educação médica o que constitui um bom indicador da sua aplicabilidade. Estes estudos têm permitido reflectir sobre as metodologias de ensino que centrem o estudante de saúde no objecto central da sua acção: o paciente. Nesta comunicação são comparados os resultados dos anos pré‐clínicos e clínicos dos estudantes de medicina e enfermagem e discutidas as necessidades de re‐orientações educativas que promovam a centração do paciente, particularmente nos curricula das escolas de medicina.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2875
Versão do Editor: http://eventos.ispa.pt/xiicoloquiopsicologiaeeducacao/files/2012/06/Resumos-22-Junho-2012.pdf
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