Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2838
Título: A Política de “Escola a tempo inteiro” – emergência de uma perspetiva globalizada da ação educativa
Autor: Pires, Carlos
Palavras-chave: Escola a tempo inteiro
1.º ciclo do ensino básico
Forma escolar
Data: Nov-2012
Editora: Fórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Español
Citação: Pires, C. (2012). A Política de “Escola a tempo inteiro” – emergência de uma perspetiva globalizada da ação educativa. III Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación – Gestión pedagógica y política educativa: desafios para la mejora de la formación e profissionalización de los educadores (pp. 227-239). Zaragoza: Fórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Español. (ISBN 84-695-7964-9).
Resumo: No presente texto reflexivo problematiza-se a política de Escola a Tempo Inteiro implementada em Portugal, a partir de 2005, agregadora de um conjunto de medidas de política educativa dirigidas à “valorização do 1.º ciclo do ensino básico”, nos domínios do tempo e do espaço (intrinsecamente escolares) e da atividade educativa. Assim, a análise do “modelo” de operacionalização daquela política revela a tendência para uma perspetiva “escolocêntrica” que resgata, para a escola pública, uma perspetiva globalizada da ação educativa exigindo uma maior focalização no “núcleo duro” do currículo e uma consequente disciplinarização do extracurricular, ou expansão da “forma escolar” para o espaço e tempo do “não formal”.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2838
ISBN: 84-695-7964-9
Aparece nas colecções:ESELx - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Política de ETI - uma perspetiva globalizadadora da educação.pdf249,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.