Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2837
Título: Políticas educativas – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”
Autor: Pires, Carlos
Palavras-chave: Análise das políticas públicas
Política educativa
Escola a tempo inteiro
Data: Nov-2012
Editora: Fórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Español
Citação: Pires, C. (2012). Políticas Educativas – uma abordagem pela “análise das políticas públicas”. III Congreso Íberoamericano de Política y Administración de la Educación – Gestión pedagógica y política educativa: desafios para la mejora de la formación e profissionalización de los educadores (pp. 240-253). Zaragoza: Fórum Europeu de Administraciones de la Educación del Estado Español. (ISBN 84-695-7964-9).
Resumo: Na presente comunicação pretende-se refletir sobre a pertinência do desenvolvimento, no domínio da administração educacional, de estudos inspirados na “análise das políticas públicas” centrados, particularmente, na conceção e gestão de políticas educativas concretas como é o caso da política de “Escola a Tempo Inteiro”, desenvolvida em Portugal a partir de 2005, no 1.º ciclo do ensino básico. A “análise das políticas públicas” fornece um quadro teórico que permite integrar o “estudo das ideias e dos valores que orientam a tomada de decisão” e pôr em evidência os “modos de intervenção governativa”, oferecendo, desta forma, um quadro interpretativo para o resultado da observação do “poder político em exercício” na condução de políticas públicas de educação. Permite, ainda, enquanto suporte interpretativo, pôr em evidência as representações e os modos de intervenção do Estado refletidos nos instrumentos que escolhe e utiliza e (re)construir a política pública pela própria análise que dela é feita. Por seu lado, as coordenadas de “análise cognitiva das políticas públicas” permitem apreender os “fundamentos” da política e compreender a que quadro referencial é reportada a representação dos problemas e explicar os processos de “problematização” e de “fabricação das ideias” (enquanto soluções políticas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2837
ISBN: 84-695-7964-9
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