Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2815
Título: Bicas, pacotes e outros embrulhos. materiais para o ensino de português com fins específicos
Autor: Benito, Ana Belén García
González, Iolanda Ogando
Palavras-chave: Português língua estrangeira
Português para fins específicos
Português para hispano falantes
Cultura
Interculturalidade
Ensino-aprendizagem de idiomas
TICs.
Portuguese - foreign language
Portuguese for specific purposes
Portuguese for spanish speakers
Culture
Interculturality
Language teaching-learning
ITC
Portugais langue étrangère
Portugais sur objectifs spécifiques
Portugais pour hispanophones
Interculturalité
Enseignement et apprentissages des langues étrangères
Data: Set-2011
Editora: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Citação: Benito, Ana Belén García e Ogando, Iolanda (2011). Bicas, pacotes e outros embrulhos. Materiais para o ensino de português com fins específicos. Da Investigação às Práticas I (2), 80-108.
Resumo: O trabalho consiste na descrição pormenorizada do processo de elaboração dos cursos Portugués para Restauración y Servicio de Bar (A1-A2) e Portugués para Dependiente de Comercio (A1-A2) (2008), cujo objetivo é certificar o nível de conhecimento linguístico dos membros da União Europeia para a realização de ocupações profissionais. Apresentamos os diferentes contextos que a equipa de língua portuguesa teve em conta antes da elaboração dos cursos ─ suportes, níveis de língua, fins ocupacionais, estudantes, região e cultura, línguas de origem dos alunos ─, bem como uma amostra das propostas desenvolvidas a nível de conteúdos culturais, gramaticais, fonéticos, lexicais, de atividades e exercícios e da avaliação.
Abstract: This paper intends to detail the development of the modules Portuguese for Restoration and Service Bar (A1-A2) and Portuguese for Workers for Retail Trade (A1-A2) (2008), (A1-A2) (2008), whose aim is to certify the linguistic skills of EU citizens for professional purposes. Different contexts had been considered by the Portuguese work group prior to the production of the modules and these – media, linguistic skills, occupational purposes, type of students, regional and cultural contexts, first language– will be presented here, as well as a sample of proposals for cultural, grammatical, phonetic and lexical contents, together with activities, exercises and evaluation procedures.
Résumé : La finalité de ce travail est de décrire minutieusement le processus d’élaboration des cours de Portugués para Restauración y Servicio de Bar (A1-A2) et Portugués para Dependiente de Comercio, (A1-A2) (2008), dont l’objectif est de certifier le niveau de connaissances linguistiques des membres de l’Union Européenne pour la réalisation d’occupations professionnelles. Nous présentons les différents contextes dont l’équipe de travail a tenu compte avant l’élaboration des cours – supports, niveaux de langue, fins occupationnelles, étudiants visés, région et culture, langues d’origine des étudiants – ainsi que les différentes propositions développées à niveau des contenus culturels, grammaticaux, phonétiques et lexicaux des activités et des exercices d’évaluation
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2815
ISSN: 2182-1372
Versão do Editor: http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/63/64
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bicas, pacotes e outros embrulhos.pdf2,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.