Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2814
Título: As imagens dos manuais escolares: representações mentais de professores e alunos relativamente à presença de imagens nos manuais escolares e à sua eficácia pedagógica
Autor: Carvalho, Graça
Palavras-chave: Manual escolar
Ilustrações
Texto
Textbook
Illustrations
Text
Manuel scolaire
Texte
Data: Set-2011
Editora: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Citação: Carvalho, Graça (2011). As Imagens dos Manuais Escolares: Representações mentais de professores e alunos relativamente à presença de imagens nos manuais escolares e à sua eficácia pedagógica. Da Investigação às Práticas I (2), 58-78.
Resumo: Sendo o manual escolar o recurso pedagógico mais utilizado por alunos e professores foi realizada uma investigação tendo por objectivo avaliar qualitativamente a forma comunicacional de um conjunto de manuais escolares do 2º ciclo do ensino básico1. A importância atribuída atualmente à imagem é patente nos manuais escolares, sob pretexto de se tornarem mais apelativos e mais eficazes. Tal como em outras áreas em que a quantidade de imagens acaba por se transformar em poluição visual porque o ser humano não tem capacidade para reagir, simultaneamente, a um demasiado número de estímulos, nas estratégias comunicacionais dos manuais escolares este problema deve ser acautelado porque delas depende a sua qualidade pedagógica. As investigações não comprovam que exista uma relação direta entre a presença de ilustrações num texto e o aumento da sua compreensão. Pelo contrário, há estudos que sugerem que muitas ilustrações falham como potenciadoras da aprendizagem. Neste sentido, da investigação referida, consta uma análise ao rácio imagem/texto e uma auscultação a dois grupos de amostra - professores e alunos – sobre alguns aspectos gerais relativos à presença e eficácia pedagógica das ilustrações dos manuais escolares. Destacamos que, no caso dos alunos, apesar do seu nível de literacia ter constituído um obstáculo ao tratamento das questões, optámos por apresentar as suas respostas.
Abstract: Given that the course-book is the resource most widely used by pupils and teachers, research was undertaken with the aim of making a qualitative assessment of the communicational format of a set of course-books for the 2nd cycle of Basic Education. There is no doubt as to the importance currently attached to the inclusion of visuals in course-books, on the pretext of making them more attractive and effective. Just as in other areas, in which the proliferation of pictures only makes for visual pollution because human beings are unable to react to an excessive number of stimuli at the same time, so writers should be aware of this problem because the pedagogic effectiveness of course-books depends on the communicational strategies adopted. Research has failed to prove that there is a direct relationship between the existence of illustrations in a text and increased comprehension. On the contrary, some studies even suggest that large numbers of illustrations in a text actually inhibit learning. This research therefore includes an analysis of the ratio pictures/text and a survey of two sample groups – teachers and pupils – concerning certain general aspects related to the presence and pedagogic effectiveness of illustrations in course-books. We should point out that in the case of the pupils, despite the fact that their level of literacy constituted an obstacle to their handling of the questions, we have chosen to reproduce their replies.
Résumé: Le manuel scolaire était le matériel pédagogique le plus utilisé par les élèves et les professeurs, nous avons réalisé une étude ayant pour objectif l’évaluation qualitative de la forme communicationnelle d’un ensemble de manuels scolaire du deuxième cycle d’enseignement de bas. . L’importance attribuée actuellement à l’image est patente dans les manuels scolaires, sous prétexte de les rendre plus appellatifs et plus efficaces. Tout comme dans d’autres domaines où la quantité d’images finit par devenir de la pollution visuelle parce que l’être humain n’a pas la capacité de réagir, simultanément, à un trop grand nombre de stimulations, dans les stratégies communicationnelles des manuels scolaires, ce problème doit être évité parce que c’est de celles-ci que dépend leur qualité pédagogique. Les recherches ne démontrent pas qu’il existe une relation directe entre la présence d’illustrations dans un texte et l’accroissement de sa compréhension. Au contraire, il y a des études qui suggèrent que de nombreuses illustrations ne potentialisent pas l’apprentissage. En ce sens, dans la recherche référée, se trouve une analyse au ratio image/texte et une enquête à deux groupes d’échantillon – professeurs et élèves – sur certains aspects relatifs à la présence et à l’efficacité pédagogique des illustrations des manuels scolaires. Nous pouvons souligner que, dans le cas des élèves, bien que leur niveau de littératie ait constitué un obstacle au traitement des questions, nous avons décidé de présenter leurs réponses.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2814
ISSN: 2182-1372
Versão do Editor: http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/62/63
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