Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2804
Título: Fundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradas
Autor: Pais, António
Palavras-chave: Integração curricular
Unidade didática
Didatologia
Curricular integration
Didactic unit project
Didactological reasoning
Intégration curriculaire
Unité didactique
Didactologie
Data: Set-2012
Editora: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Citação: Pais, António Pereira (2012). Fundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradas. Da Investigação às Práticas II (II). 37-52.
Resumo: Neste trabalho, com base na análise de diferentes formas de conceber e entender a integração didática na perspetiva curricular portuguesa e da consideração do trinómio didático - globalização da aprendizagem / motivação / ensino e aprendizagem integrados nos primeiros anos de escolaridade –, propomos, do ponto de vista científico - didático, uma reflexão sobre os princípios e fundamentos da sequenciação didática e da construção de unidades didáticas integradoras, com o objetivo de dar contributos significativos para que, desde a formação de professores, se possam criar bases teórico-práticas de definição de percursos de ensino e aprendizagem com potencial efetivo de integração nas dimensões epistemológica e curricular.
Abstract: In this study, based on an analysis of the different ways of creating and understanding the integration of didactics into the Portuguese curricular perspective and in considering the didactic trinomial – globalization of learning / motivation / integrated teaching and learning in the first years of schooling -, we propose, from a scientific-didactic point of view, a reflection on the principles and foundations of didactic sequencing and the construction of integrative didactic units. In this way we hope to make a significant contribution, so that, from the teacher education stage, theory-practice bases of teaching and learning trajectory definitions with effective potential for integration can be created in the epistemological and curricular dimensions.
Résumé: Dans ce travail, à partir de l’analyse des différentes façons de concevoir et entendre l’intégration didactique dans la perspective curriculaire portugaise et de la considération du trinôme didactique : globalisation de l’apprentissage/ motivation/enseignement et apprentissage intégrés dans les premières années de scolarité – nous proposons, du point de vue scientifico-didactique, une réflexion sur les principes et fondements de la progression didactique et de la construction d’unités didactiques intégratrices, ayant comme objectif d’apporter une contribution significative pour que, dès la formation de professeurs, puissentêtre créées des bases théorico- pratiques de définition de parcours d’enseignement et apprentissage avec un potentiel effectif d’intégration dans les dimensions épistémologique et curriculaire.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2804
ISSN: 2182-1372
Versão do Editor: http://www.eselx.ipl.pt/cied/publicacoes/revista_atual/Pais.pdf
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fundamentos didatológicos para a.pdf210,96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.