Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2711
Título: Conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística
Autor: Caseiro, Ana
Monteiro, Cecília
Palavras-chave: Conhecimento estatístico
Conhecimento pedagógico
Educação estatística
Estatística
Organização e tratamento de dados
1.º ciclo do ensino básico
Data: Mai-2013
Editora: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Resumo: Este artigo baseia-se numa dissertação de mestrado1 que procurou contribuir para uma maior compreensão do conhecimento dos professores de 1.º ciclo sobre educação estatística. A metodologia seguida foi de natureza qualitativa de cunho interpretativo, tendo sido a recolha de dados iniciada através de um questionário aplicado a 56 professores, seguido de um estudo mais aprofundado com três professores a lecionar turmas de 4.º ano de escolaridade, aos quais foram realizadas, individualmente, duas entrevistas semi-estruturadas e observadas cinco aulas. A análise dos dados foi realizada, sobretudo, através de um quadro de análise desenvolvido com base em estudos identificados na literatura, onde foram relacionadas componentes do conhecimento do professor com sub-dimensões do conhecimento estatístico. Os resultados do estudo revelam que os professores envolvidos neste estudo evidenciam um conhecimento estatístico limitado no âmbito das seis dimensões do trabalho estatístico analisadas neste estudo, demonstrando não possuir conhecimentos necessários para lecionar OTD nesse nível de ensino de acordo com as atuais orientações curriculares de Matemática.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2711
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Conhecimento dos Professores de 1 Ciclo Sobre Educação Estatística.pdf412,67 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.