Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2710
Título: Projeto creche: estratégias promotoras do desenvolvimento da comunicação e linguagem em crianças surdas
Autor: Cascalho, Maria José Sant’Ana Morais
Silva, Francisco Vaz da
Palavras-chave: Surdez
Histórias infantis
Desenvolvimento da linguagem
Envolvimento
Estilos de interação
Data: Mai-2013
Editora: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Resumo: O nosso objetivo é divulgar um projeto de intervenção numa sala de creche com crianças surdas, idades entre os 12 e os 36 meses, seguindo uma abordagem educativa bilingue. O projeto parte de necessidades sentidas pelos profissionais envolvidos e do seu desejo de melhorar a qualidade dos serviços. Foi realizada uma avaliação inicial relativa à linguagem e envolvimento das crianças em atividades de “hora do conto” e às necessidades sentidas pelos pais que levou à formulação de objetivos em três planos complementares: i) Promoção da linguagem e comunicação das crianças, ii) envolvimento das famílias e, iii) aprofundar a cooperação entre os profissionais. O projeto adotou o modelo de investigação-ação para a intervenção. Ao longo de três meses um conjunto de oito histórias foram adaptadas e contadas pela educadora oralmente e pela formadora de língua gestual portuguesa em língua gestual. As famílias foram envolvidas no projeto participando em atividades na sala e promovendo atividades no contexto familiar. Os resultados nas variáveis usadas para monitorizar o processo mostraram uma evolução muito positiva em relação aos objetivos formulados. Numa reflexão final, procurámos interpretar alguns dos resultados apresentados à luz da literatura.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2710
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