Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2706
Título: A inclusão de alunos com problemáticas graves: revisão de dissertações e projetos de investigação realizados no âmbito do Mestrado em Educação Especial da ESELx.
Autor: Silva, Francisco Vaz da
Palavras-chave: Inclusão
Inclusion
Alunos com Necessidades Educativas Especiais
Pupils with severe educational needs
Data: Set-2012
Citação: Silva, Francisco Vaz da (2012). A Inclusão de Alunos com Problemáticas Graves: revisão de dissertações e projetos de investigação realizados no âmbito do Mestrado em Educação Especial da ESELx. Da Investigação às Práticas, II (II). 3-17.
Resumo: Este artigo pretende passar em revista de um conjunto de trabalhos, Dissertações e Projetos de Intervenção, realizados no âmbito do Mestrado em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Lisboa, relacionados com a inclusão de alunos com problemáticas graves. O nosso propósito foi dar conta da investigação que se tem produzido no âmbito do curso, focando a emergência de temáticas relacionadas com a inclusão, de estudos iniciais de carácter descritivo e exploratório (ex: descrição de contextos e práticas educativas, percepções dos docentes sobre a inclusão) a, mais recentemente, estudos com objectivos mais precisos (ex: estudos sobre as interacções entre pares, a utilização de tecnologias de apoio à comunicação e aprendizagem) e projectos de intervenção (ex: inclusão de alunos com problemas graves em actividades com alunos com desenvolvimento típico, formação de Assistentes Operacionais). A nossa revisão foca-se também na evolução das metodologias adotadas (progressivo recurso a fontes diversificadas de informação e a dados de observação direta). Estes trabalhos, finalizados entre 2010 e 2012, são aqui revistos organizados em função de linhas de investigação. Nas notas finais apresentam-se sugestões de possíveis estudos futuros.
Abstract: This paper reviews recent Dissertations and Intervention Projects (2010 – 2012) elaborated as part of the Masters Course on Special Education in Escola Superior de Educação de Lisboa under the general heading of inclusion of pupils with severe educational needs. With this review we aim to highlight some of the research associated with this Masters Course and show the research themes addressed within this general subject, focusing on the methods used in the studies and they have been evolving, as well as to report their more interesting results. In the concluding notes, some directions for future studies are put forward
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2706
ISSN: 2182-1372
Versão do Editor: http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/47/47
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Inclusão De Alunos Com.pdf152,44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.