Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2697
Título: Determinantes cognitivos parentais do comportamento alimentar infantil: uma área de intervenção em crianças pré-escolares
Autor: Andrade, Graça
Palavras-chave: Psicologia da saúde
Comportamento de saúde
Criança
Obesidade
Health psychology
Health behaviour
Children
Obesity
Data: 2012
Citação: Andrade G. Determinantes cognitivos parentais do comportamento alimentar infantil: uma área de intervenção em crianças pré-escolares. In Pais-Ribeiro JL, Leal I, Pereira A, Torres A, Direito I, Vagos P, editors. In Pais-Ribeiro JL, Leal I, Pereira A, Torres A, Direito I, Vagos P, editors. Atas do 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde. Lisboa: Placebo Editora; 2012. p. 60-6.
Resumo: A obesidade infantil é considerada desde 2000 pela OMS como a pandemia do século XXI, com consequências graves na saúde atual e futura das populações. Desde há muito que os modelos ecológicos têm vindo a chamar atenção para as diferentes dimensões envolvidas (e.g., individuais, sociais, políticas), nas quais se integram um número significativo de determinantes, que interagindo entre si, influenciam o peso da criança. O modelo de Davinson e Birch propõe a integração dos determinantes em 3 sistemas: (1) o social/comunitário/demográfico onde se incluem fatores como características sociodemográficas, programas escolares de educação física, refeições escolares, horas de trabalho dos pais e acessibilidade dos locais de lazer, restaurantes e locais de compra de alimentos; (2) o relacionado com os comportamentos parentais e características familiares, onde se incluem o conhecimento nutricional, as práticas parentais relacionadas com a alimentação, preferências e hábitos alimentares dos pais, entre outros; (3) os determinantes relacionados com a criança, onde se diferenciam variáveis moderadoras (i.e., susceptibilidade familiar ao ganho de peso, a idade e sexo da criança) e determinantes (i.e., dieta, nível de actividade física e comportamento sedentário).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2697
Aparece nas colecções:ESTeSL - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Determinantes cognitivos parentais do comportamento alimentar infantil.pdf1,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.