Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/267
Título: Influência da longevidade da solução de Verhoeff na intensidade/especificidade das fibras elásticas, em material biológico de origem suína
Autor: Meneses, Raquel R.
Kakoo, Sílvia C.
Damião, Vera A.
Carolino, Elisabete
Ladeira, Carina
Palavras-chave: Anatomia patológica
Solução de Verhoeff
Fibras elásticas
Longevidade
Data: Mai-2011
Editora: Associação Portuguesa de Técnicos de Anatomia Patológica
Citação: Meneses RR, Kakoo SC, Damião VA, Carolino E, Ladeira C. Influência da longevidade da solução de Verhoeff na intensidade/especificidade das fibras elásticas, em material biológico de origem suína. Mícron. 2011;15(14):10-4.
Resumo: As fibras elásticas são responsáveis pela elasticidade e flexibilidade dos tecidos. A técnica de Verhoeff é o método mais utilizado para demonstrar a presença destas fibras, corando-as de preto. A solução de Verhoeff é exclusivamente utilizada de um modo extemporâneo, no entanto, pela revisão da literatura verificou-se que a mesma poderia ter uma maior durabilidade. O presente estudo tem como principal objectivo determinar a longevidade da solução de Verhoeff. Utilizou-se material biológico de origem suína,fixado em formol neutro tamponado a 10% e incluído em parafina. Foi avaliado um total de 33 lâminas segundo critérios de intensidade e especificidade. Os resultados obtidos provam que o tempo tem influência sobre a referida solução, levando à perda de intensidade de coloração, não se tendo registado alterações significativas a nível de especificidade. Concluiu-se que a solução de Verhoeff pode não ser uma solução descartável, encontrando-se em perfeitas condições de utilização até às 48h de repouso.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/267
ISSN: 0874-1433
Aparece nas colecções:ESTeSL - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Influência da longevidade da solução de Verhoeff na intensidade.pdf2,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.