Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2656
Título: Emergência e desenvolvimento da relação de causalidade em narrativas de crianças
Autor: Sousa, Otília de
Palavras-chave: Narrativas
Escolarização
Texto
Narratives
Schooling
Text
Data: Abr-2010
Resumo: Neste trabalho defendo que as narrativas podem ser instrumentos para avaliar a competência linguística e comunicativa de crianças na escola por serem bons indicadores da complexidade sintáctico-semântica, darem informação preciosa sobre competências discursivas, particularmente construção da referência (nominal e temporal), continuidade tópica, frases complexas. Por ser o primeiro tipo de texto que as crianças adquirem, deve ser encarado como um meio importante para desenvolver a consciência meta-textual.
ABSTRACT: In this paper I argue that narratives can be good instruments for assessing linguistic and communicative competence of children, as they are good indicators of syntacticsemantic complexity, they provide valuable information about discursive ability, particularly in construction of reference (nominal and temporal), topical continuity, and complex phrases. As this is the first type of text acquired by children, it should be approached as an important means for developing meta-textual awareness.
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2656
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sousa_2010.pdf168,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.