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Título: Relatório de estágio em reabilitação neurológica
Autor: Palmeira, Catarina Silva
Orientador: Coutinho, Isabel
Barros, Áurea
Palavras-chave: Fisioterapia
Medicina de reabilitação
Reabilitação neurológica
Conceito de Bobath
Aprendizagem motora
Doença neurológica
Doença de Parkinson
Physiotherapy
Rehabilitation
Neurological rehabilitation
Bobath concept
Motor learning
Neurological disease
Parkinson disease
Data de Defesa: 2012
Citação: Palmeira CS. Relatório de estágio em reabilitação neurológica [Dissertation]. Lisboa: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2012.
Resumo: As principais consequências das doenças neurológicas incidem no movimento ao nível do controlo motor, cuja causa primária é a disfunção neurofisiológica. Nos últimos 15 anos houve uma evolução notável na área da Reabilitação Neurológica (RN), reflectindo-se cada vez mais na educação e na prática clínica. As abordagens utilizadas pelos fisioterapeutas na RN devem ser desenvolvidas a partir de uma base de conhecimentos da neurofisiologia, conceito aprendizagem motora, teorias do controlo do movimento e da biomecânica. O estágio realizou-se no âmbito desta área, cujo objecto de estudo foi a população de utentes do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão (CMRA) do Serviço de Neurologia, com idades igual ou superior a 18 anos e com patologias do Sistema Nervoso Central (SNC). Este relatório contém uma componente clínica que visa a descrição das actividades clínicas desenvolvidas ao longo do estágio, nas quais são apresentados dois casos clínicos, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico e um Traumatismo Crânio-encefálico (TCE); e uma componente científica, que apresenta um estudo relacionado com um programa intervenção em grupo dirigido a pessoas com a doença de Parkinson (DP). Para a resolução de problemas da avaliação e do tratamento das pessoas com perturbações do movimento devem ser utilizadas estratégias de intervenção adequadas. As principais abordagens utilizadas na intervenção dos utentes foram o Conceito de Bobath e a Aprendizagem Motora de Carr e Shepherd. Os resultados obtidos no estudo da componente científica mostraram que o programa de intervenção dirigido a pessoas com a DP é capaz de melhorar a competência da marcha e do equilíbrio nestas pessoas. Por fim, a realização deste estágio permitiu desenvolver a prática clínica nesta área, através da aplicação dos conhecimentos adquiridos, da implementação de programas de intervenção no âmbito da investigação e no contexto laboral e a aquisição de competências de reforço profissional.
ABSTRACT - The major consequences of neurological disorders are related to the movement, specifically in the motor control, in which the primary cause is the neurophysiological dysfunction. In the last 15 years, there were notable developments in the Neurological Rehabilitation (NR) area that reflected increasingly in education and clinical practice. The approaches used by physiotherapists in the NR must be developed from a basic knowledge of neurophysiology, motor learning, theories of motor control and biomechanics. The clinical practice took place within this area, whose object of study was the population of patients of the Medical Rehabilitation Center of the Alcoitão (CMRA), Service of Neurology, with ages equal or bigger than 18 years and Central Nervous System Pathologies. This report contains a clinical component that aimed to describe the activities carried out during the clinical practice, which are presented in two cases, an hemorrhagic stroke and a traumatic brain injury; and a scientific component, where a study was conducted in connection with a group intervention program aimed to people with Parkinson's disease. To solve the problems of assessment and treatment of persons with movement disorders, appropriate intervention strategies should be used. The main approaches used in the intervention of patients, including the two clinical cases, were the Bobath Concept and Motor Learning of Carr and Shepherd. The results obtained in the study showed that the intervention program aimed at people with Parkinson's disease can improve the competence of gait and balance in these people with neurological disorders. Lastly, performing this clinical practice allowed to develop skills in this area, through the application of the acquired knowledge, the implementation of intervention programs related to research and to the labor context and the acquisition of professional skills.
Descrição: Mestrado em Fisioterapia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2652
Aparece nas colecções:ESTeSL - Dissertações de Mestrado

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