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Título: A influência do modelo pedagógico em variáveis psicológicas de estudantes do 1º ano da ESTSP-IPP
Outros títulos: The influence of the pedagogical model on psychological variables in 1st year students from ESTSP-IPP
Autor: Teixeira, Ricardo J.
Dores, Artemisa R.
Santos, Andreia Magalhães dos
Barreto, João Francisco
Martins, Helena
Palavras-chave: Psicologia
Ensino superior
Stress
Coping
Aprendizagem baseada em problemas
Psychology
Higher education
Problem based learning
PBL
Portugal
Data: Jul-2013
Editora: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Citação: Teixeira RJ, Dores AR, Santos AM, Barreto JF, Martins H. A influência do modelo pedagógico em variáveis psicológicas de estudantes do 1º ano da ESTSP-IPP. Saúde & Tecnologia. 2013;(Supl):e43-e48.
Resumo: Introdução – A adaptação ao ensino superior reveste-se de experiências académicas que podem constituir fonte de stress para os estudantes. A implementação de novos modelos pedagógicos, no âmbito do processo de Bolonha, introduz novas variáveis cujo impacto, designadamente em termos de saúde, importa conhecer. Este estudo tem como objetivo analisar as associações entre modelo pedagógico (Problem Based Learning – PBL vs. modelos próximos do tradicional) e variáveis psicológicas (coping, desregulação emocional, sintomas psicossomáticos, perceção de stress e afeto). Metodologia – O estudo tem um design transversal. Foram usados os seguintes questionários online: Brief-COPE, Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, Questionário de Manifestações Físicas de Mal-Estar, Escala de Stress Percebido e Escala de Afeto Positivo e Negativo. A amostra é constituída por 183 estudantes do primeiro ano (84% do género feminino) de cursos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – Instituto Politécnico do Porto (ESTSP-IPP). Resultados – Foram encontradas correlações significativas entre as variáveis demográficas e psicológicas. Considerando diferentes modelos pedagógicos, foram encontradas diferenças significativas nas variáveis psicológicas. Os principais preditores de stress na amostra foram: ser mulher, frequentar uma licenciatura no modelo PBL, ter maiores índices de desregulação emocional, apresentar mais sintomas psicossomáticos, menos afeto positivo e mais afeto negativo. Conclusão – As diferenças encontradas entre modelos pedagógicos são discutidas, possibilitando a reflexão sobre as implicações práticas e sugestões para futuras investigações.
Introduction – Adapting to Higher Education is filled with academic experiences that might be stressful for students. The new pedagogical models brought about by the Bologna process put into play new variables that are important to look at, namely in terms of health. This research aims to analyze associations between the pedagogical model (Problem Based Learning vs more traditional approaches) and psychological variables (coping, emotional deregulations, psychosomatic symptoms, perceived stress and affect). Method – This study has a cross-sectional design. The following online questionnaires were used: Brief-COPE, Difficulties in Emotion Regulation Scale, Perceived Stress Scale, Manifestations of Physical Discomfort Questionnaire, and Positive and Negative Affect Schedule. The sample consisted in 183 first-year students (84% female) from School of Allied Health Sciences – Polytechnic Institute of Porto. Results – Significant correlations between demographic and psychological variables were found. Considering different pedagogical models, significant differences in psychological variables were found. The main predictors of stress in the sample were: being female, inclusion in the PBL model, higher indexes of emotional deregulation, more psychosomatic symptoms, lower positive affect and higher negative affect. Conclusion – Differences between pedagogical models are discussed, while reflecting on practical implications and suggestions for future research.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2599
ISSN: 1646-9704
Versão do Editor: http://www.estesl.ipl.pt/sites/default/files/ficheiros/pdf/art_08_estesl_suplemento_2013.pdf
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