Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2548
Título: Desenvolvimento do sistema de protecção, monitorização e gestão de baterias de iões de lítio do tipo LiFePO4 para aplicação em veículos eléctricos
Autor: Menaia, Celso Miguel de Carvalho
Orientador: Quadrado, José Carlos Lourenço
Baptista, Acácio João Galhardo
Palavras-chave: Baterias de iões de lítio
Li-ion battery
LiFePO4
Veeco
BMS
Veículo eléctrico
Electric vehicle
Data de Defesa: Mar-2013
Citação: Menaia, Celso Miguel de Carvalho - Desenvolvimento do sistema de protecção, monitorização e gestão de baterias de iões de lítio do tipo LiFePO4 para aplicação em veículos eléctricos. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2013. Dissertação de Mestrado.
Resumo: A mobilidade é considerada um dos factores chave na sustentabilidade e desenvolvimento de qualquer economia. Em Portugal essa realidade não é diferente. Em 2011 verifica-se que 41% do consumo global de combustíveis pertence ao sector rodoviário [1] o que evidencia a sua relevância na economia do país. No que concerne aos veículos de tracção eléctrica, começaram a surgir nos finais do séc. XIX, e no início do séc. XX nos Estados Unidos da América representavam 38% dos veículos [2]. Diversos factores económicos e tecnológicos conduziram a um crescente desinteresse por parte da indústria em investir na produção deste tipo de veículos. Contudo com a introdução de baterias de iões de lítio em veículos de tracção eléctrica, torna-os viáveis e competitivos. Neste trabalho é proposto o desenvolvimento de um sistema de gestão de baterias de iões de lítio do tipo LiFePO4 para aplicação em veículos eléctricos. O sistema deverá assegurar a protecção das baterias e indicar o estado de carga das mesmas. Este sistema permitirá uma optimização no uso deste género de baterias, proporcionará uma melhor utilização, aumentando a sua vida útil. O sistema irá ser aplicado e testado experimentalmente no veículo eléctrico ecológico (Veeco). No âmbito do projecto Veeco foi projectado e construído um banco de ensaios utilizado na análise do comportamento das baterias, e determinar quais os requisitos necessários para o sistema de gestão desenvolvido. Foi também projectado e realizado um sistema de aquisição e processamento de dados que permite obter informações acerca da bateria, dados que estarão disponíveis no interface Homem-máquina do Veeco.
Mobility is considered a key factor in sustainability and development of any economy.In Portugal this reality is no different. In 2011 the transport sector accounted for 41% of energy consumption, of the global fuel consumtion in Portugal [1] this evidence the importance in the country’s economy. At the end of the nineteenth century began to surface traction power and the beginning of the century.XX had wide acceptance in the United States of America 38% of the vehicles [2]. However several factors, economic and technological, led to a growing disinterest on the part of industry to invest in the production of such vehicles, however with the introduction of lithium ion batteries for electric traction vehicles, begins to exceed the threshold isviability and competitiveness. This paper proposes the development of a management system for lithium ion batteries like LiFePO4 for application in electric vehicles.The system shall also ensure the protection of batteries, and indicate the charge status of the same, this system allows an optimum use of the batteries,it is thus possible to make better use of the batteries and increasing their useful life. The system will be applied and tested in practice in the ecological electric vehicle (Veeco). Within the project Veeco was built a test bench with batteries and equipment that was used to analyze the behavior of the batteries, and understand what the requirements for the system to be developed. It will be necessary to design a system for acquiring and processing data from which to obtain information about the battery, data about the operation of the battery will be available in human-machine interface of Veeco.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2548
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Electrotécn. - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf10,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.