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Título: Programa de manutenção de aeronaves das companhias de aviação de baixo custo
Autor: André, Adilson António de Carvalho
Orientador: Costa, Pedro Miguel Rodrigues da
Palavras-chave: Programa de manutenção
Program maintenance
Baixo custo
Low cost
Companhias aéreas de baixo custo
Low cost airlines
Companhias aéreas regulares
Regular airline
Planeamento da manutenção de aeronaves
Maintenance planning program
MSG
Data de Defesa: Dez-2012
Citação: André, Adilson António de Carvalho - Programa de manutenção de aeronaves das companhias de aviação de baixo custo. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2012. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este trabalho aborda o Programa de Manutenção de Aeronaves das companhias de aviação de baixo custo, tendo como foco a análise e identificação dos requisitos legais e das metodologias de desenvolvimento de um Programa de Manutenção de uma aeronave e a comparação dos custos de manutenção de companhias de baixo custo com as companhias regulares. A aplicação eficaz de um programa de manutenção, para além de reduzir os seus custos, tem um impacto positivo na segurança, economia da manutenção e na fiabilidade de despacho. A metodologia utilizada foi a análise de informação de publicações e artigos. Com base na revisão de literaturas especializadas, fez-se uma selecção dos diversos aspectos necessários para se obter um Programa de Manutenção, o que permitiu construir o caso de estudo e efectuar a análise dos custos inerentes de manutenção de um operador aéreo de baixo custo e de um operador aéreo regular. Os resultados da análise permitiram chegar a veracidade da hipótese de que do ponto de vista de manutenção é igualmente seguro ou não seguro voar numa companhia de baixo custo e numa companhia regular, assim independentemente do tipo de companhia, ambas devem cumprir os requisitos para aprovação do PMA imposto pela autoridade aeronáutica, para garantir a aeronavegabilidade das aeronaves, ou seja, a sua segurança para a condição de voo, sem pôr em causa o carimbo baixo custo ou regular da companhia.
This paper approach the Airline Maintenance Program of low cost carriers, focusing on the analysis and identification of legal requirements and methodologies for developing a maintenance program for the aircraft and the analysis and comparison of maintenance costs between low-cost and traditional airlines. The efficient implementation of a maintenance program, apart from reducing maintenance costs, has a positive impact on safety, economy for the maintenance and reliability Dispatch. The used methodology was the analysis of information from publications and articles. Based on a review of specialized literature, it was made a selection of different aspects required to obtain a maintenance program, enabling to construct the study case and carrying out the analysis of the maintenance costs of a low-cost airline and a regular airline. The results of the analysis have resulted to prove the veracity of the hypothesis that, from the standpoint of maintenance, it is equally safe or unsafe flying a low cost airline and a regular company. So, whatever the type of company, both must meet the requirements for PMA approval imposed by the aviation authority to ensure the airworthiness of the aircraft or its safety for the flight condition, without affecting the stamp of regular or low cost airline.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2543
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