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Título: Insuficiência de convergência e atenção visual: estudo exploratório em estudantes do ensino superior
Outros títulos: Convergence insufficiency and visual attention: exploratory study in graduate students
Autor: Cunha, Tânia
Pinto, Sara
Sargo, Joana
Mendanha, Luís
Lança, Carla Costa
Oliveira, Manuel
Palavras-chave: Ortóptica
Visão binocular
Insuficiência de convergência
Atenção visual
Teste de cancelamento de sinos
Orthoptics
Binocular vision
Convergence insufficiency
Visual attention
Bells cancellation test
Data: Mai-2013
Editora: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Citação: Cunha T, Pinto S, Sargo J, Mendanha L, Lança CC, Oliveira M. Insuficiência de convergência e atenção visual: estudo exploratório em estudantes do ensino superior. Saúde & Tecnologia. 2013;(9):5-10.
Resumo: RESUMO: Introdução – A insuficiência de convergência (IC) pode desencadear alterações da atenção visual. Pretende-se investigar se existem alterações na atenção visual em estudantes do ensino superior com IC. Metodologia – Estudo quantitativo, comparativo e correlacional. Participaram 44 estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos. Formaram-se dois grupos, um com Visão Binocular Normal (VBN) e outro com IC. O grupo com IC incluiu os indivíduos que apresentaram alterações no ponto próximo de convergência (PPC) e/ou na convergência para perto (C’). Para avaliar a atenção visual utilizou-se o teste de cancelamento de sinos. Resultados – O grupo com VBN foi composto por 32 indivíduos (23 do género feminino) e o grupo com IC por 12 indivíduos (11 do género feminino). No teste de atenção visual verificou-se que o número médio de sinos identificados foi de 34,6 para o grupo com VBN e de 34,3 no grupo com IC. O tempo médio de realização do teste foi de 167,9s e de 198,3s para os grupos de VBN e IC, respetivamente. Observou-se uma correlação moderada positiva entre o PPC e o tempo médio de realização do teste (r≈0,63) e uma correlação fraca positiva entre o número médio de sinos identificados e a C’ (r≈0,16). Por outro lado, a correlação entre o PPC e o número médio de sinos identificados (r≈-0,48) foi fraca negativa e entre a C’ e o tempo médio (r≈-0,05) foi ínfima negativa. Discussão/Conclusões – O grupo com VBN apresenta um número médio de sinos identificados superior ao grupo com IC. Verifica-se ainda que o grupo com IC demorou mais tempo na realização do teste, comparativamente com o grupo com VBN. Estes resultados apontam para uma possível relação entre a IC e a diminuição da atenção visual.
ABSTRACT: Aims – The convergence insufficiency (CI) interferes with the ability to perform near activities. This study aims to investigate visual attention deficits in higher education students with CI. Methods – A cross-sectional study was developed. Forty-four students (n=44), from ESTeSL, with ages between 18 and 24 years old participated. The students were distributed in two groups, one with Normal Binocular Vision (NBV) and the other with CI. In CI group were included students with reduced: near point of convergence (NPC) and/or near fusional amplitude of convergence (C’). The bells cancellation test was used to evaluate visual attention. Results – Thirty-two students (n=32) were included in the NBV group (23 females and 9 males) and 12 were included in the CI group (11 females and 1 male). The average number of identified bells for the visual attention test was 34.6 for the NBV group and 34.3 for the CI group. The average time to complete the test was 167,9s and 198,3s for the NBV and CI groups respectively. A mild positive correlation between the NPC and the average time was found (r≈0.63). A weak positive correlation between the average number of identified bells and C’ (r≈0.16) was observed. On the other hand, weak negative correlations were found between the NPC and the average number of identified bells (r≈-0.48) and between the average time and C’ (r≈-0.05). Discussion/Conclusion – The NBV group presents a higher average of identified bells than the CI. The students from the CI group took more time to complete the test when compared to the NBV group. These results point to a possible decreasing of visual attention induced by CI.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2525
ISSN: 1646-9704
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