Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2506
Título: Nutrição parentérica em contexto hospitalar: a pesagem das bolsas como método de controlo de qualidade da preparação
Autor: Costa, Ana Margarida
Gato, Sara
Coutinho, Ana
Ferreira, Inês
Graça, Anabela
Palavras-chave: Farmacologia
Farmácia hospitalar
Nutrição parentérica
Controlo de qualidade
Meio hospitalar
Data: Jul-2012
Citação: Costa AM, Gato S, Coutinho A, Ferreira I, Graça A. Nutrição parentérica em contexto hospitalar: a pesagem das bolsas como método de controlo de qualidade da preparação. In XIV Congresso Anual da APNEP, Faculdade de Medicina de Lisboa, 6 e 7 de Julho de 2012. Poster.
Resumo: A produção de nutrição parentérica está sujeita à ocorrência de erros colocando em risco a segurança do doente. O de controlo de qualidade da composição das bolsas produzidas em Farmácia Hospitalar torna-se indispensável de modo a contribuir para a minimização de erros, garantindo a qualidade final destas preparações. A pesagem das bolsas apresenta-se como um método de controlo de qualidade rápido, económico e fácil de executar, sendo a sua validação um passo fundamental do processo. Objetivo: validar um método de pesagem das bolsas de Nutrição Parentérica, no que concerne aos parâmetros definidos pela International Conference Harmonization: exatidão, precisão intermédia, repetibilidade, linearidade e reprodutibilidade.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2506
Aparece nas colecções:ESTeSL - Posters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Nutrição parentérica em contexto hospitalar.pdf187,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.