Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2494
Título: O impacto da entrada das agências de rating nos países emergentes: estudo comparativo Brasil/Angola
Viabilidade da criação de uma agência de rating em África
Autor: Medina, Katelene Cristina dos Santos
Orientador: Bentes, Sónia Margarida Ricardo
Palavras-chave: Agências de rating
Rating
Mercado de capitais
Crédito
Rating agencies
Rating
Capital market
Credit
Data de Defesa: Jan-2012
Resumo: Com o tema “O impacto da entrada das agências de rating nos países emergentes: estudo comparativo Brasil/Angola. Viabilidade da criação de uma agência de rating em África" pretende-se analisar comparativamente o impacto que as avaliações das agências de rating exercem sobre a posição competitiva da economia dos países emergentes nos diferentes continentes. O estudo foi elaborado através da análise das causas e consequências da entrada das agências de rating no Brasil, seguida de uma projecção de como isso aconteceria em Angola. O mercado de capitais das grandes economias mundiais já incorporou o conceito de rating, ou seja, a classificação de risco de crédito, utilizada amplamente nos Estados Unidos há muitos anos. A existência de agências de rating capazes de fornecer classificações de risco de crédito totalmente independentes é uma das condições imprescindível para o desenvolvimento de qualquer mercado de dívida. As agências de rating são actualmente, sem qualquer dúvida, um dos principais players no mercado financeiro. As avaliações feitas por estas empresas, permitem aos investidores ter uma melhor noção sobre o risco inerente a qualquer investimento que possam avaliar. É importante que todos os intervenientes no mercado de capitais e no mercado financeiro africano, entendem a importância de uma análise prévia, e feita de um modo correcto e isento, factor muito importante para evitar futuras crises. Assim sendo, para a análise desenvolvida, concluiu-se que há necessidade das agências de rating classificarem o risco de crédito dos estados e instituições, tanto pelos métodos qualitativos e quantitativos por elas utilizados, fornecendo ao investidor uma opinião sobre o risco relativo de default, minimizando ou até eliminando a informação assimétrica, viabilizando uma tomada de decisão de investimento fundamentada. O estudo demonstrou ser significativo para a análise do mercado de capitais variáveis de crédito, a evolução do produto interno bruto, da inflação, como também da taxa de investimento de um país.
With this theme: ‘The Impact of the entrance of Rating Agencies in emerging countries: Comparison between Brasil and Angola. The viability of the creation of a rating agency in Africa’, we intend to analyze the impact of the evaluation made by rating agencies over the competitive position of the emerging countries economy in different continents. The study was developed through analysis on causes and consequences of the entrance of rating agencies in Brasil, followed by a projection of how it will work in Angola. The capital market on the biggest worldwide economies has incorporated the concept of rating, often used in the United States for many years. The existence of completely independent rating agencies, capable to rate the credit risk, is one of the major conditions for the development of any debt market. Without any doubt, rating agencies are now one of the most important players in the finance market. The evaluations made by these companies, allow the investors to gain a better notion on the risk of any investment. It’s important that all market intervenients on african capital and financial markets can understand the importance of a previous analysis, correct and impartial, as an important feature to avoid future crisis. Therefore, it’s possible to conclude that there is a need for rating agencies to classify and rate de credit risk on states and institutions, with the qualitative and quantitative methods used, supplying the investors with an opinion on the relative risk of default, diminishing or even removing the asymmetric information, giving a sense of viability to a decision making. This study has proven that these agencies are very important for the analyses of the capital market and credit variables, the GDP (Gross domestic Product) and inflation evolution, as well as the investment rates of a country.
Descrição: Mestrado em Contabilidade e Gestão das Instituições Financeiras
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2494
Aparece nas colecções:ISCAL - Dissertações de Mestrado

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