Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2487
Título: Asma nos estudantes do ensino superior: percepções de doença e adesão à terapêutica
Autor: Guimarães, Teresa
Faísca, Vanessa Mateus
Palavras-chave: Psicologia da saúde
Comportamento de saúde
Percepção da doença
Adesão à terapêutica
Asma
Ensino superior
Data: Fev-2012
Citação: Guimarães T, Faísca VM. Asma nos estudantes do ensino superior: percepções de doença e adesão à terapêutica. In Congresso da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde, Universidade de Aveiro, 9-11 de Fevereiro de 2012. Poster.
Resumo: A não adesão à terapêutica preventiva na asma traduz-se num deficiente controlo da doença, constituindo as percepções dos doentes facto determinante deste comportamento. A percepção da asma como condição episódica, com períodos livres de doença, favorece a não adesão à medicação preventiva, com consequente uso exagerado da medicação para alívio rápido. Estes comportamentos reforçam a importânncia de intervenções que promovam o envolvimento activo dos doentes no controlo eficaz da sua asma, prevenindo sintomas e crises graves, diminuindo a necessidade de medicação de alívio rápido e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2487
Aparece nas colecções:ESTeSL - Posters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Asma nos estudantes do ensino superior.pdf191,2 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.