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Título: Asma nos estudantes do ensino superior: percepções de doença e adesão à terapêutica
Autor: Guimarães, Teresa
Faísca, Vanessa Mateus
Palavras-chave: Psicologia da saúde
Asma
Ensino superior
Crença de saúde
Adesão à terapêutica
Comportamento de saúde
Data: Fev-2012
Citação: Guimarães T, Faísca VM. Asma nos estudantes do ensino superior: percepções de doença e adesão à terapêutica. In Pais-Ribeiro JL, Leal I, Pereira A, Torres A, Direito I, Vagos P, editors. Livro de actas do 9º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, Universidade de Aveiro (Aveiro), 9-11 de Fevereiro de 2012. Lisboa: Placebo Editora; 2012.
Resumo: As percepções que os doentes constroem relativas à doença e ao tratamento são determinantes dos comportamentos que irão adoptar no confronto e adaptação à situação de doença. De acordo com o modelo de auto-regulação, face à ameaça que a doença constitui, o indivíduo vai desenvolver, a partir do processamento da informação disponível (profissionais de saúde, comunicação social, experiências prévias de doença), representações cognitivas e emocionais - crenças leigas - que vão determinar as estratégias de coping a que recorrerá para lidar com a situação. Mas este é um processo dinâmico, em que a exposição a novas informações (por exemplo, por intervenção dos profissionais de saúde) e a constante avaliação dos resultados das suas acções, faz com que as representações de doença e estratégias de coping adoptadas pelo indivíduo se possam ir alterando ao longo do tempo.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2480
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