Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2432
Título: Influência das redes sociais no marketing e na relação com os consumidores das empresas de cosmética B2C: O caso português
Autor: Lino, Sandra Margarida Alcobia
Orientador: Franganito, Rui Manuel Fialho
Palavras-chave: Redes sociais
Web 2.0
Internet
Webmarketing
Comportamento do consumidor
Consumidor 2.0
Data de Defesa: Dez-2012
Resumo: Este trabalho aborda um tema de particular relevância no actual contexto competitivo empresarial: o impacto e influência das redes sociais na estratégia do marketing e na relação com os consumidores das empresas de cosmética a operar em relação directa com o consumidor, no mercado português. Vários estudos demonstram que os consumidores estão cada vez mais envolvidos com as tecnologias de informação e predispostos a pesquisar, a partilhar informação e a seguir as entidades e as empresas de que mais gostam, na Internet, nomeadamente através das redes sociais. As redes sociais tornaram-se, recentemente, numa nova oportunidade para as empresas comunicarem com os consumidores em tempo real e, acima de tudo, para auscultarem as suas necessidades, gostos, preferências, de uma forma imediata. Deste modo, as empresas têm uma ferramenta poderosíssima que lhes permite redirecionar a estratégia quando uma determinada acção não é tão bem sucedida sem, com isso, despender muitos recursos. Ao mesmo tempo, as empresas têm acesso ao que os concorrentes fazem, igualmente em tempo real: que acções estão a desenvolver e como reagem os consumidores a cada uma delas. Esta investigação confirma que, actualmente, as empresas estão presentes nas redes sociais e entendem essa presença como importante ferramenta de marketing e de relacionamento com os consumidores. Os indivíduos, que aderem fortemente à Internet e às redes sociais, consideram importante a presença das empresas naquele canal e admitem que a visita das páginas das empresas pode afecter o seu comportamento de consumo.
Descrição: Mestrado em Controlo e Gestão dos Negócios
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2432
Aparece nas colecções:ISCAL - Dissertações de Mestrado



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