Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2398
Título: Inclusão de uma criança com perturbação do espetro do autismo na creche: planificação e implementação de atividades promotoras de desenvolvimento
Autor: Mendes, Sandra Marina Alves Pires Marta Pinto
Orientador: Silva, Francisco Vaz da
Madureira, Isabel
Palavras-chave: Inclusão na creche
Perturbações do espetro do autismo
Atividades promotoras de desenvolvimento
Comunicação
Cognição
Daycare inclusion
Autism spectrum disorder
Activities to promote development
Communication
Cognition
Data de Defesa: Dez-2012
Resumo: Os primeiros três anos de vida são o período mais importante do desenvolvimento de todas as crianças. Reconhecer este facto implica uma reorganização do sistema educativo, nomeadamente dos serviços direcionados à primeira infância e das respostas dadas às crianças pequenas, com necessidades educativas especiais. No âmbito da escola inclusiva todos os alunos devem aí obter respostas às suas necessidades, usufruindo de todas as adaptações e condições necessárias à promoção do seu desenvolvimento, atendendo às suas especificidades individuais. Neste sentido, o trabalho com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo, embora com um fio condutor comum, implica um aprofundamento das caraterísticas individuais de cada criança, para que desta forma, seja possível dar uma resposta educativa de qualidade e adequada. Este projeto de investigação-ação tem como objetivo compreender as implicações da Perturbação do Espetro do Autismo no desenvolvimento de uma criança de dois anos com alterações ao nível das relações sociais, comunicação e autonomia, assim como, identificar os contextos e as estratégias que poderão facilitar a sua inclusão e desenvolvimento. Após a caraterização socioeducativa da criança e do ambiente, identificaram-se as necessidades e estratégias de intervenção, com os seus respetivos objetivos e pressupostos de avaliação. No decorrer da intervenção foram elaboradas notas de campo que permitiram a realização de registos reflexivos, que procuraram dar significado às respostas. Em função desses registos, foi possível refletir sobre a adequação das estratégias utilizadas, possibilitando diariamente uma intervenção mais adequada à problemática do aluno, o que contribuiu para um maior envolvimento nas atividades e rotinas diárias, que se refletiu sobretudo, numa maior adaptação ao ambiente educativo, com implicações ao nível social, comunicativo e cognitivo. - ABSTRACT The first three years of life are the most important period of development of all children. Recognizing this fact implies a reorganization of education, including services aimed at the first childhood and the answers given to children with special educational needs. Within the framework of the inclusive school, all students should get answers to their needs, and also enjoy the usufruct of all adjustments and conditions necessary to promote the development, taking into account their individual circumstances. In this sense, the work with children with autism spectrum disorder, although having a common thread, implies a deepening of the individual characteristics of each child, so that in this way it is possible to give an appropriate and quality response. This project aims to understand the implications of autism spectrum disorder in the development of a child with two years old, having problems socializing, communicating and being able to do things on his own, what is more, identifying contexts and strategies that facilitate is inclusion and development. After the characterization of the child and the environment, I have identified the needs and the strategies of intervention, with the respective goals and the topics of evaluation. During the intervention were elaborated field notes that allowed the realization of the reflexive records, that gave meaning to the answers, and, according to these records, it was possible to reflect on the adequacy of the strategies used, allowing a more adequate intervention according to the problems of the student, which contributed to a greater involvement in the activities and daily routines, which also reflected primarily in a greater adaptation of the educative environment, with implications socially, communicatively and cognitively
Descrição: Projeto apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialidade problemas de cognição e multideficiência
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2398
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



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