Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2395
Título: Da formação inicial à inserção na profissão
Autor: Pata, Sónia Marisa da Silva
Orientador: Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
Palavras-chave: Formação de professores
desenvolvimento profissional do professor
Professor principiante
Indução profissional
Histórias de vida de professores
Teacher
Teacher professional development
Novice teacher
Induction training
Life stories of teachers
Data de Defesa: Dez-2012
Resumo: A problemática da inserção profissional dos novos professores tem sido amplamente estudada sob diversas perspetivas das quais destacamos: as dificuldades enfrentadas no início do seu desempenho docente; o vínculo entre inserção e identidade profissional (Martineau & Portelance, 2005); o desenvolvimento da competência ética (St. Vincent 2011); as trajetórias de emprego entre outras. Os resultados destas pesquisas têm revelado o tipo de problemas enfrentados pelos novos professores à entrada na carreira docente e confirmado que nem todos se iniciam de modo tranquilo. É sobre esta problemática que pretendemos desenvolver a nossa dissertação de mestrado focando a pesquisa no percurso profissional de alunos Licenciados pela Escola Superior de Educação de Lisboa nos cursos de formação pré- Bolonha. O objetivo geral do estudo é descrever e compreender o desenvolvimento profissional desses professores, identificar as dimensões mais relevantes, os fatores que o condicionam e os contextos que o limitam ou facilitam, despontando as questões que orientaram o desenvolvimento deste estudo. O quadro teórico de referência deste estudo assenta essencialmente numa revisão da literatura sobre o desenvolvimento do professor em início de carreira e, do ponto de vista metodológico, recorre a abordagens do paradigma interpretativo, com recurso a abordagens narrativo-biográficas. Como técnica de recolha de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada. A análise dos dados obtidos, muito embora modelada pelo referencial teórico, seguiu os passos recomendados para a análise de conteúdo, tendo as categorias de análise emergido das respostas dos participantes, procurando-se responder às questões deste estudo. Os resultados do estudo permitem identificar um conjunto de dificuldades experimentadas pelos professores à entrada da profissão, relacionados com constrangimentos da sua formação inicial e com as características dos contextos de trabalho. - Abstract The issue of employability of new teachers has been widely studied under different perspectives from which we highlight: the difficulties faced at the beginning of their teaching performance, the link between integration and professional identity (Portelance & Martineau,2005), the development of ethical competence (St. Vincent 2011); employment trajectories, among others. The results of these researches have revealed the kind of problems faced by new teachers to enter the teaching profession and confirmed that not all begin in a quiet whay. It is on this issue that we intend to develop our dissertation research focusing on the career of students graduates from the School of Education Lisbon in training courses pre-Bologna. The overall objective of the study is to describe and understand the professional development of these teachers, identify the most relevant dimensions, the factors that constrain and contexts that limit or facilitate, emerging issues that guided the development of this study. The theoretical framework of this study is essentially a review of literature on teacher development in early career, and in the methodological point of view, uses the interpretive paradigm approaches, using biographical narrative approaches. As a technique for collecting data, we opted for semi-structured interview. The analysis of the data obtained, although modeled on the theoretical referetial, followed the steps recommended for the analysis of substance and categories of analysis emerged from the participants' responses, seeking to answer the questions of this study. The study results allows to identify a set of difficulties experienced by teachers at the entrance of the profession, related constraints of their initial training and the characteristics of the work contexts.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa Para a obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2395
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Da formação inicial à inserção na profissão.pdf2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.