Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2387
Título: Entre o público e o privado: a escolha da escola pelos país
Autor: Vinha, Sílvia Alexandra Rodrigues Alves da
Orientador: Santana, Helena
Palavras-chave: Educação
Escolha parental
Expetativa
Escola pública
Escola privada
Education
Parental choice
Expectation
Public school
Private school
Data de Defesa: Set-2012
Resumo: A investigação descrita surgiu de uma curiosidade natural da investigadora pela temática em estudo, tendo como objetivo aferir, empiricamente as atuais expetativas parentais relativamente à escola pública e à escola privada na entrada dos alunos para o 1º ano de escolaridade. Numa primeira fase foi realizada uma revisão bibliográfica no sentido de aprofundar o tema em estudo, tomando igualmente conhecimento das investigações já realizadas sobre este assunto. No sentido de fundamentar esta temática foram realizadas entrevistas às diretoras de duas escolas, uma pública e outra privada, e entregues inquéritos aos pais dos alunos a frequentar o 1º ano de escolaridade. Esta estratégia permitiu-nos recolher informações sobre as práticas realizadas quer pelos pais quer pelas escolas, identificando perspetivas diferentes e encontrando pontos em comum que todos os pais têm na escolha da escola, verificando-se assim se as expetativas parentais vão ao encontro das estratégias aplicadas pelas escolas. Esta discussão trata-se de uma discussão atual e importante dado aplicar-se à realidade da nossa sociedade e pretende aferir a credibilidade dos pais relativamente ao sistema educativo em duas escolas com características socioeconómicas semelhantes e localizadas na mesma área geográfica. As expetativas parentais de ambas as escolas, muito embora diferentes, são correspondidas, refletindo formas de pensar bem como algumas das prioridades dos Pais e Encarregados de Educação em relação ao sistema de ensino público e privado. A análise dos resultados da investigação permitem-nos verificar que a escolha de uma escola pública e privada depende das expetativas parentais face ao tipo de organização educativa. Foi realizada igualmente uma análise estatística para agregação dos dados que intitulámos de grau de satisfação, por forma a termos uma visão mais clara das reais expetativas da escolha de uma escola. - Abstract This investigation emerged from the investigator’s natural curiosity, on these issues. The main goal of this work is to find empirically the parents’ expectation about public and private school, when choosing the first school for their children. In an initial stage, bibliographic revision was made, taking into consideration investigations from other authors, in order to go further on this issue and be aware of the state of the art on these matters. This study was based on interviews made to school directors, one from a private and another from a public school. In addition, questionnaires were delivered to all first year students’ parents. This strategy allowed us to identify the valuable best practice on schools organization, identifying and comparing parents’ perspectives about school, reinforcing the main value that the parents’ expectations are always aligned with schools strategies. This is a current and important discussion which reflects our society main concerns. It aims to assert parents’ credibility in public and private educational systems, in a study made in two schools located in the same geographical area and with the same socioeconomic status. The parents’ expectations for either school, although different, were met by the schools, reflecting different thoughts and parents perspectives concerning public and private educational system. The investigation allowed us to ascertain that the parents’ decision of choosing a private or public school depends on the educational organization parent’s expectations. In this work, statistical analysis were included and created “Satisfaction Level” variable definition, to obtain a clearer perspective of real parents’ expectations when choosing a school.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ciências de Educação – Especialização em Administração Escolar
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2387
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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