Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2385
Título: Universidades da terceira idade: duas décadas de intervenção em Portugal
Autor: Rodrigues, Rui Énio Pereira Avelar
Orientador: Dias, Mariana
Palavras-chave: Universidades da terceira idade
Envelhecimento ativo
Aprendizagem ao longo da vida
Sociedade do conhecimento
Universities of the third age
Active ageing
Lifelong learning
Knowledge-based society
Data de Defesa: Dez-2012
Resumo: Desde o surgimento em 1978 da primeira universidade da terceira idade (UTI) em Portugal, que o número destas entidades tem vindo a aumentar tentando acompanhar o número de pessoas idosas em Portugal. O objetivo global da presente dissertação – Universidades da Terceira Idade: Duas Décadas de Intervenção em Portugal – é compreender as perspetivas, dinâmicas e procedimentos dos atores chave das universidades da terceira idade (UTI’s) nomeadamente os alunos, professores e elementos da direção. Esta questão de partida orientará a investigação feita em 3 diferentes UTI’s da Área Metropolitana de Lisboa, situação que possibilita a descoberta de fatores contrastantes/destoantes de cada contexto. Para contextualizar o desenvolvimento das UTI’s foram utilizados os conceitos de envelhecimento ativo, aprendizagem ao longo da vida, sociedade do conhecimento e sociedade em rede evidenciando os principais acontecimentos e entidades que contribuíram para a sua operacionalização atual. Para alcançar os objetivos apresentados optou-se pelo paradigma naturalista ou interpretativo, com o recurso a métodos e técnicas de matriz qualitativa. O estudo desenvolve-se numa perspetiva qualitativa, exploratória e com características descritivas, pois pretende-se descrever cada contexto envolvido no estudo, a sua análise e compreensão. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas que foram objeto da análise de conteúdo tendo-se procedido à análise documental da oferta educativa de cada UTI. Concluiu-se que oferta educativa das UTI’s acompanha as transformações da sociedade do conhecimento sendo que estes organismos se apresentam como uma plataforma muito importante que acompanha os idosos nos campos da aprendizagem ao longo da vida, do envelhecimento ativo e das relações sociais tentando responder aos interesses e necessidades dos seus alunos. As UTI’s constituem uma resposta pertinente e sustentada contra situações de solidão e isolamento promovendo novos conhecimentos e relacionamentos. As UTI’s constituem uma opção a implementar valorizando as políticas sociais baseadas em abordagens positivas e preventivas do envelhecimento. - ABSTRACT Since 1978 when the first university of the third age has appeared in Portugal, its number has been rising, trying to follow the number of the elderly in Portugal. The main goal of this dissertation – Universities of the Third Age: Two Decades of Intervention in Portugal – is to understand the students, teachers and directive elements’ perspectives, dynamics and procedures. This will guide the investigation carried out in three different universities of the third age in Lisbon metropolitan area, which allows the discovery in each context of contrasting/differing factors. To contextualize the development of the universities of the third age, concepts like active ageing, lifelong learning, knowledge-based society and network society were used, ascertaining the main events and entities which have contributed to its implementation. To reach the presented goals a naturalistic or interpretive paradigm was chosen using qualitative methods and techniques. This study develops itself in a qualitative, exploratory and descriptive way since it’s intended the description of each context in the study, its analysis and understanding. Semi structured interviews were carried out, its content analyzed as well as the documental analysis of the educational offer in each university. The study concluded that the educational offer of the universities of the third age follows the knowledge-based society transformations and are an important platform that guides the elderly in lifelong learning, active ageing and social relations, answering the students’ interests and needs. The universities of the third age are a pertinent and underlain answer against solitude and isolation promoting knowledge and relationships. These universities could be implemented in order to value social politics based on ageing positive and preventive approaches.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade em Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2385
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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