Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2380
Título: Materiais estruturados: qual o seu papel na aprendizágem dos primeiros números?
Autor: Pinto, Sílvia Isabel Cardoso Lima
Orientador: Rodrigues, Margarida
Palavras-chave: Sentido de número
Materiais estruturados
Materiais manipuláveis
Number sense
Structured materials
Manipulative materials
Data de Defesa: Dez-2012
Resumo: O presente estudo centra-se na importância da utilização de materiais estruturados na aprendizagem dos primeiros números, no âmbito do desenvolvimento do sentido de número. Este estudo tem como objectivo central entender o papel da utilização de materiais estruturados na aprendizagem dos primeiros números, por parte de alunos de 1.º ano. A par deste objectivo pretende-se dar resposta acerca das relações numéricas que emergem da utilização dos materiais (colar de contas, moldura do dez e ábaco horizontal) e entender de que modo estes intervêm na estruturação do processo de cálculo. De acordo com o objectivo do estudo, a investigação adopta uma natureza particularista, descritiva e interpretativa, tendo optado por uma abordagem de tipo qualitativo, sendo que o objecto de análise incide em três pares de alunos de uma turma de 1.º ano. Devido à pretensão de realizar o estudo em contexto natural, a recolha de dados foi feita numa escola, recorrendo a mais que uma técnica, para que se pudesse efectuar, posteriormente, a triangulação de dados. Utilizou-se a observação participante, as gravações áudio e vídeo e também documentos (produções dos alunos). Os resultados do estudo sugerem a influência dos materiais estruturados utilizados na mobilização pelos alunos da estrutura do cinco e do dez, na adopção da estratégia de compensação, em situações de cálculo. Há evidência do contributo dos materiais na transição dos alunos do nível de cálculo estruturado para o nível de cálculo formal, no que se refere aos pares com nível mais elevado de desempenho em Matemática. O par com nível mais baixo de desempenho, embora em processo de construção de estruturação numérica, utilizou, predominantemente, estratégias mais elementares de cálculo, como a contagem unitária, desde o número um (contagem de todos), não dando evidência de integração e utilização da estrutura numérica subjacente aos materiais, sendo que a estrutura do cinco emergia principalmente na fase de explicitação da resolução. - Abstract This study focuses on the importance of using structured materials in the learning of the first numbers, in the development of number sense. This study aims to understand the role of the use of structured materials in the learning of the early numbers, by 1st grade students. Alongside this goal, the study pretends to give answer about the numerical relationships that emerge from the use of materials (beads, horizontal abacus and frame of ten) and to understand how they are involved in the structuring of the calculation process. According to the aim of the study, the research adopts a particularistic, descriptive and interpretive nature, having opted for a qualitative approach, with the object of analysis focused on three pairs of students in a class of 1st grade. Due to the desire to conduct the study in a natural context, data collection was done in a school, using more than one technique, so that to make the data triangulation. It was used participant observation, audio and video recordings and also documents (student productions). Study results suggest the influence of structured materials used by students in mobilizing the structure of five and ten, in adopting the compensation strategy in situations of calculation. There is evidence of the contribute of structured materials in the transition by the students of the structured calculus level to the formal calculus level, with regard to the pair of students with the highest level of performance in mathematics. The pair with the lowest level of performance, although the process of building numerical structure, utilized predominantly most basic strategies for calculating, as counting one by one from the number one (counting all), giving no evidence of integration and use of numerical structure underlying structured materials, and the structure of five emerged particularly in the explanation of resolution.
Descrição: Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Educação Matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2380
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