Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2358
Título: O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores
Autor: Roldão, Maria do Céu
Leite, Teresa
Palavras-chave: Formação de professores
Desenvolvimento profissional
Mentoria
Período probatório
Teachers’education
Professional development
Mentorship
Probation period
Formación docente
Desarrollo profesional
Mentoría
Período probatorio
Data: Jul-2012
Editora: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
Citação: ROLDAO, Maria do Céu e LEITE, Teresa. O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2012, vol.20, n.76, pp. 481-502. ISSN 0104-4036.
Resumo: Neste artigo apresentam-se e discutem-se os resultados da análise de 74 reflexões realizadas pelos mentores relativamente à oficina de formação em que participaram. Os resultados permitem concluir que os professores mentores consideraram que a formação contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e, através deles, para o desenvolvimento profissional dos professores em período probatório que supervisionavam. No entanto, os professores mentores referem-se consideravelmente menos ao contributo da formação para o desenvolvimento organizacional das escolas e preveem escassas repercussões a esse nível. Quanto ao processo de formação, consideram-no útil e de qualidade, valorizando essencialmente os documentos trabalhados nas sessões e as estratégias utilizadas. - Abstract In this paper we present and discuss the results of 74 reflections made by mentors regarding the training workshops in which they took part. The results show that teachers mentors consider that the training contributed to their professional development and, through them, to the professional development of teachers who they supervised during the probation period. However teachers mentors refer considerably less to the contribution of training towards the organizational development of schools and foresee little impact at this level. Asfor the training process, they consider it useful and of quality, valuing mainly the documents worked on during sessions and the strategies used. - Resumen En este artículo se presentan los resultados del análisis realizado sobre 74 reflexiones hechas por los mentores sobre el taller de formación en el que participaron. Los resultados concluyen que los profesores mentores consideraron que la formación contribuyó para su desarrollo profesional, y a través de ello, para el desarrollo profesional de los profesores en periodo probatorio que supervisaban. Los profesores mentores se refieren poco a la contribución de la formación para el desarrollo organizacional de las escuelas y consideran que habrá escasa repercusión a ese nivel. En cuanto al proceso de formación, lo consideran útil y de calidad, valorando esencialmente los documentos elaborados en las sesiones y las estrategias utilizadas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2358
ISSN: 0104-4036
Versão do Editor: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v20n76/04.pdf
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O processo de desenvolvimento profissional visto pelos professores mentores.pdf171,69 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.