Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2349
Título: Tratamento de cor em pós-produção televisiva: o caso da produtora de conteúdos SP Televisão
Autor: Madeira, Luis Miguel Cantante Gomes
Orientador: Souto, Jorge
Palavras-chave: Pós-produção
Cor
Televisão
Percepção visual
Post-production
Color
Visual sense
Data de Defesa: Nov-2012
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Madeira, Luis Miguel Cantante Gomes - Tratamento de cor em pós-produção televisiva: o caso da produtora de conteúdos SP Televisão. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. Dissertação de mestrado.
Resumo: A presente Dissertação centra-se na temática da cor e aborda a sua importância no decorrer do processo produtivo de ficção para televisão, mais propriamente no processo de finalização de cor do conteúdo. Os princípios da cor e a evolução no seu conhecimento serão abordados desde o passado até à actualidade. O descrever do processo de cor aditivo e subtractivo é o ponto de partida para o conhecimento do fenómeno da cor e das suas diferentes vertentes, utilizando para tal a literatura existente (Holtzschue, 2011), (Pedrosa, 1982, 2003), (Lopes, 2003), e demais estudos sobre as cores em óptica (Falk et al., 1986), passando por obras sobre análise de cor electrónica (Hunt, 1998), e finalizando nos actuais processos digitais de tratamento de imagem (Hurkman, 2011), (Hullfish, 2012). O campo cromático tem diversas abordagens efectuados por autores das mais variadas áreas. A documentação publicada sobre o tema é extensa e normalmente centra-se sobretudo na cor aplicada à pintura e ao design, à área da medicina oftalmológica, especialmente relativa ao daltonismo, e ao significado das cores. São estas as áreas normalmente versadas pelas publicações técnicas e documentos académicos. No trabalho tratámos uma vertente menos explorada do tema, que é a manipulação de cor efectuada em pós-produção televisiva e que conduz à finalização dos conteúdos no decorrer do processo produtivo de que faz parte. Abordámos a percepção visual, os sistemas e os significados da cor e a sua importância para o processo produtivo de ficção para televisão. Vimos também o processo de manipulação de cor em pós-produção vídeo, através da observação da rodagem e finalização de cor da série “Depois do Adeus”. II O estudo teve em conta a Pré-produção, a Produção e a Pós-produção do produto de ficção em rodagem, que consta de uma série em episódios produzida pela empresa de conteúdos SP Televisão. Não foram tidos em conta os processos anteriores à aprovação de execução do projecto, tais como apresentação do projecto ao cliente, processo de discussão e aprovação, ou cabimentação orçamental, processos esses que estavam já delineados e aprovados pela produtora. O foco do estudo centrou-se fundamentalmente nos processos seguintes à aprovação do guião final e implementação do projecto, nomeadamente a fase final do processo de pós-produção. O método utilizado foi a observação directa das rotinas e dos profissionais envolvidos no processo produtivo deste produto de ficção para televisão, o que nos permitiu entender as lógicas culturais e organizacionais que enquadram a rotina produtiva em televisão. Apresentámos, como proposta de melhoria, alguns ajustes de cariz técnico para a área de Pós-Produção, mais concretamente para o sector de Color Grading da SP Televisão. Verificámos a não existência de um termo técnico consolidado para o processo de color grading, pelo que sugerimos a introdução de um novo termo para o efeito e para tal definimos todas as fases de manipulação da cor de um produto de ficção televisiva.
This dissertation focuses on color, approaching its relevance during the television productive process, specifically during the contents' color finishing. Color fundamentals, and the evolution of our understanding of the same, will be exposed from their inception up to present times. The starting point for understanding the color phenomenon, and its various ramifications, is by describing the additive and subtractive color process using available documentation: (Holtzschue, 2011), (Pedrosa, 1982, 2003), (Lopes, 2003), other studies on color from optical sciences (Falk et al., 1986), also including studies on electronic color analysis (Hunt, 1998) and actual published documents in digital image processing (Hurkman, 2011), (Hullfish, 2012). There are several different approaches for the chromatic field of study, made by various authors from multiple study areas. There is an extensive amount of published documentation, mainly focusing on painting and design, ophthalmological medicine centered on daltonism, and color meaning. These are the main areas for which technical and academic publications are most common. This work is centered on a less explored theme area - television post-production color manipulation - which allows for content finalization during the television productive process. Visual perception, color systems, color meaning, and their importance to the television productive process was analyzed. The color manipulation process in video post-production was covered, through observation of the “Depois do Adeus” television series filming and color finalization. This study has considered the pre-production, production and post-production of the product filming, which comprises a series of episodes produced by the SP IV Televisão company. Previous processes to the project approval were not considered, such as showcasing the project to the customer, agreement discussion and approval, or budgeting. Such processes were already developed and approved. The study focus was centered mainly on the processes following the approval of the final script, and project implementation, namely the final stages of the postproduction process. The method used was by directly observing the routines of the team involved in this fiction series' production process, so we could understand the organizational and cultural logic that supports the productive routines in television production. We introduced, as an improvement measure, some technical adjustments on the post-production area, specifically for the Color Grading department of SP Televisão. The lacking of a consolidated technical term for the Color Grading process was noticed, and a suggestion was made for the introduction of a new term, and because of that, all the color manipulation stages of a television production were described.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2349
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