Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2340
Título: A influência das emoções positivas e da idade na interpretação de gráficos com dimensões visuais e auditivas
Autor: Silvestre, Ricardo José Paraíso
Orientador: Miranda, Sandra Marisa Lopes
Antunes, Ana Cristina Coelho
Palavras-chave: Emoções positivas
Sonificação
Interfaces sonoras
Idade
Positive emotions
Age
Sonification
Auditory displays
Data de Defesa: Set-2012
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Silvestre, Ricardo José Paraíso - A influência das emoções positivas e da idade na interpretação de gráficos com dimensões visuais e auditivas. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. Dissertação de mestrado.
Resumo: Na área da sonificação, tem sido sempre dada uma atenção especial à dimensão cognitiva e à influência que esta exerce sobre os utilizadores. Variáveis como os afectos ou a idade têm sido negligenciados. Este estudo procura analisar a relação do afecto e da idade com a sonificação e traz para a discussão esta relação que tem vindo a ser subinvestigada na literatura. Nesta pesquisa, foi analisado o papel da idade e das emoções positivas na interpretação da correspondência entre gráficos sonoros e visuais. Foi utilizada uma amostra de 51 adultos divididos em grupos, atendendo à sua faixa etária e à manipulação de emoções efectuada. A tarefa de cada participante consistiu na realização de 10 exercícios de correspondência entre gráficos sonoros e gráficos visuais, sendo registados o tempo de resposta do participante a cada exercício, o tempo total de resposta e a exactidão das respostas dadas. Os resultados sugerem que as emoções positivas não exercem uma influência significativa nem no tempo de resposta nem na exactidão das respostas dos participantes. O grupo de participantes de uma faixa etária mais avançada apresentou tempos de resposta mais lentos na realização dos exercícios, mas não houve diferença no número de respostas correctas entre os dois grupos etários. São discutidos os contributos deste estudo, bem como as suas implicações para a área educativa.
In sonification special attention has always been paid to cognition and how it affects the user. Variables like affect and age have always been neglected. This study looks into the relation of affect and age with sonification and brings this much neglected relation into discussion. Age and positive emotional state were used as independent variables in testing the matching of auditory graphs to visual graphs. The matching of auditory graphs to visual graphs was tested on a population of 51 adults divided into 2 groups, 25 to 40 year old and 41 to 56 year old. Each of these two groups was subdivided, half watched a positive emotion inducing video before doing the exercises and the other half did not watch the video. Each participant did 10 graph matching exercises. The time taken to do each of the exercises and the answers were recorded. The positive emotions had no significant influence in response time of the exercises and in the correct matching of the graphs. As expected, the older age group was slower in doing the exercises, but there was no difference in the number of correct answers between the two age groups.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2340
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