Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2331
Título: A expressão dramática/teatro no 1º ciclo do ensino básico: conceções e práticas de professores
Autor: Pereira, Berta Maria de Almeida
Orientador: Leite, Teresa
Palavras-chave: Expressão dramática
Teatro
Educação artística
Currículo
Ensino básico
Drama
Theatre
Arts education
First grade curriculum
Curriculum
Data de Defesa: Dez-2012
Resumo: A Expressão Dramática/Teatro é parte integrante do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico constando nas orientações curriculares para este grau de Ensino como área curricular obrigatória. Todavia, nem sempre esta área tem o tratamento que merece, surgindo como subsidiária das outras áreas ou não existindo mesmo, nas práticas letivas dos professores do 1º Ciclo. Este estudo centra-se nas decisões de planeamento curricular e estratégias de ensino protagonizadas por professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na área de Expressão Dramática/Teatro e pretende: i) conhecer as conceções dos professores do 1º Ciclo sobre a Expressão Dramática/Teatro; ii) Identificar o tipo de articulação que estabelecem entre a Expressão Dramática/Teatro e as outras áreas curriculares; iii) caracterizar as suas práticas em Expressão Dramática/Teatro; iv) relacionar as conceções e as práticas observadas. O trabalho desenvolveu-se através de um estudo de caso, centrando-se em três professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico, do mesmo Agrupamento de Escolas, responsáveis por três turmas do quarto ano de escolaridade. Como metodologia de recolha de dados utilizámos as técnicas da entrevista e da observação direta em sala de aula. Concluímos que, as professoras relegam a área de Expressão Dramática/Teatro para segundo plano, em relação às outras áreas, embora lhe reconheçam valor educativo, nomeadamente para a formação pessoal e social dos alunos. É menos reconhecida a sua relevância na formação artística e estética, mas reconhecem a importância da fruição para as crianças, já que as próprias professoras não são espectadoras a não ser quando são levadas pelos alunos. Assumem a necessidade de mais formação, nomeadamente no que ao que ao Teatro diz respeito e registam a escassez da mesma. De acordo com as declarações das docentes, a área de Expressão Dramática/Teatro surge quase sempre interligada com as outras áreas, embora nas aulas observadas tenha surgido como área curricular autónoma, desenvolvida em tempo próprio estabelecido no horário semanal. - Abstract Drama/Theatre in Education is an integrating part of Elementary Education, inscribed on curricular guidelines for this level of education as a compulsory curriculum area. However, this area don’t has always the attention it deserves, acting as subsidiary for other subjects or not existing at all at Elementary teachers academic practices. This study focuses on the decisions of curriculum planning and teaching strategies starring teachers of the elementary education in the area of Drama / Theatre and aims: i) to know the teacher’s ideas on the Drama / Theatre; ii) to identify the type of linkage established between the Drama / Theatre and other curricular areas, iii) to characterize their practices in Drama / Theater, iv) to relate their ideas and practices observed. This work was developed through a case study, focusing on three elementary teachers from the same group of schools, each one responsible for a 4th grade class. As data gathering methodology, we used interview and class direct observation techniques. We conclude that the teachers relegate the area of Drama / Theatre to the background, in relation to other areas, although they recognize it´s educational value, especially for personal and social education. It is less recognized its relevance in shaping artistic and aesthetic values, but they recognize the importance of enjoyment for children, since the teachers themselves are not spectators unless they are taken by students. They assume the need for more training, particularly in what concerns to the theater and they noticed the lack of training in that area. According to the statements of teachers, the area of Drama / Theatre is almost always intertwined with the other areas, although in lessons observed it arose as a separate curricular area, developed during a period of time established itself in the weekly schedule.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, Especialidade em Educação Artística – Teatro na Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2331
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A expressão dramática.pdf1,6 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.