Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2329
Título: O desenvolvimento da leitura em função de diferentes métodos
Autor: Morais, Ana Rute da Silva
Orientador: Rosa, João
Palavras-chave: Aprendizagem da leitura
Método de leitura global
Método de leitura João de Deus
Competências da leitura
Reading acquisition
Global reading method
João de Deus reading method
Reading skills
Data de Defesa: Dez-2012
Resumo: O objetivo deste estudo é verificar se há um efeito diferencial do método de aprendizagem da leitura no desenvolvimento das competências de fluência, correção e compreensão, no primeiro ano de escolaridade. A leitura assume um papel decisivo na aprendizagem e no sucesso escolar e profissional de qualquer indivíduo. Importa, por isso, conhecer as teorias de aprendizagem, os modelos de processamento da leitura, os diferentes métodos de leitura e por último, como é que métodos específicos influenciam o desenvolvimento das competências de leitura. O presente trabalho é um estudo transversal e quantitativo, envolvendo oitenta e duas crianças, de seis anos de idade. Foram avaliadas através de uma adaptação do teste Neale Analysis of Reading Ability (Neale, 1976), realizada por (Rosa,1989) em estudo efetuado com crianças portuguesas. O teste mede a Fluência, a Correção e a Compreensão leitora. Os resultados revelaram que as crianças que aprenderam com o Método de Leitura João de Deus (MLJD) obtiveram scores significativamente superiores em Fluência, Correção e Compreensão da leitura quando comparadas com crianças que aprenderam com o Método de Leitura Global (MLG). Estas diferenças são independentes quer do nível de Conhecimentos Escolares Gerais em Estudo do Meio e Matemática quer das Habilitações dos Pais. Apenas os melhores leitores nos dois métodos, que tinham maior Correção, não apresentavam diferenças significativas nesta última variável, depois de se controlar o efeito de eventuais diferenças explicadas pelos Conhecimentos Escolares Gerais. Como conclusão, salienta-se a importância do tempo de prática formal da leitura, que é diferente nos dois métodos, e recomenda-se uma mais aberta abordagem da relevância e insuficiências dos diferentes métodos na formação inicial e contínua dos professores. - ABSTRACT The objective of this study is to verify if different reading methods have significantly different outcomes when it comes to the development of fluency, correction and comprehension skills in the first year of formal education. A person’s reading skills take on a decisive role in the learning process and in his / her academic and professional success. That being said, it is therefore important to account for learning theories, reading acquisition models, different reading methods and lastly, how these specific methods influence the development of reading skills. This study is both transversal and quantitative. A group of eighty-two children, six years of age, participated in this study. They were evaluated according to an adaptation of the Neale Analysis of Reading Ability (Neale, 1976) Test, carried out by (Rosa, 1989) in a study carried out on Portuguese children. This test measures fluency, correction and reading comprehension. The results revealed that those children learning to read with the João de Deus Reading Method (MLJD) obtained significantly higher scores in terms of Fluency, Correction and Reading Comprehension when compared to those children that had learned to read with the Global Reading Method (MLG). These differences are independent of both the level of the child’s General Academic Knowledge in the Sciences and in Mathematics and his / her parents’ educational qualifications. Only the best readers of both methods, that exhibited higher levels of Correction, did not present significant differences when it came to this last variable, that is, after the effect of eventual differences explained by their General Academic Knowledge had been controlled for. To conclude, it should be noted that the time allotted to formal reading practice differs from one reading method to another and therefore it is recommended, that in the context of teacher training courses, these two V methods be analyzed in a more open manner so as to account for their strengths and short-comings.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa no âmbito do Mestrado em Ensino Especial
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2329
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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