Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2320
Título: Perspetivas dos professores do 1º ciclo sobre a supervisão no processo de avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional
Autor: Machado, Maria da Conceição da Costa
Orientador: Leite, Teresa
Palavras-chave: Avaliação
Supervisão
Desenvolvimento profissional docente
Colaboração
Evaluation
Supervision
Teacher professional development
Collaboration
Data de Defesa: Dez-2012
Resumo: Tendo como tema fulcral a avaliação desempenho, a problemática que originou o nosso estudo prende-se com o processo e os efeitos da avaliação de desempenho na prática profissional e o papel da supervisão nesse processo. Neste contexto, o estudo por nós realizado, teve como objetivo geral “conhecer a conceção dos professores do 1º ciclo sobre o processo de supervisão interpares na avaliação de desempenho e os seus efeitos no desenvolvimento profissional”. O estudo apoiou-se num referencial teórico desenvolvido em 3 partes: Desenvolvimento Profissional, Avaliação Docente e relação entre Supervisão e Avaliação de Desempenho. Relativamente à metodologia, optou-se por se realizar um estudo qualitativo, com características exploratórias e descritivas. Para a recolha de dados, selecionámos um agrupamento de escolas de uma zona limítrofe de Lisboa, considerado território educativo de intervenção prioritária (TEIP). Os participantes foram professores do 1º ciclo divididos em dois grupos distintos: um grupo de três avaliadores, sendo um deles coordenador de departamento, e o outro grupo de quatro professores avaliados, apresentando estes diferentes regimes de contratação. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas, a partir de dois guiões com os mesmos temas e com um conjunto de questões semelhantes, formuladas a partir dos mesmos objetivos. Dos resultados obtidos, podemos salientar que os professores consideram a avaliação como uma necessidade para melhoria de práticas, verificando-se aumento da partilha entre docentes e tendo sido realçado o papel supervisivo do avaliador. Apontam também algumas preocupações e dificuldades durante o processo, sugerindo formação para os futuros avaliadores e apresentam algumas considerações e sugestões tanto para a construção de futuros modelos avaliativos, como para a recolha de informações para a avaliação de desempenho. - ABSTRACT Having as main subject performance evaluation, our study was produced taking in consideration the problematic of the process and effects of performance evaluation in professional practice and the role of supervision in the referred process. In this context, the development of this study had as main goal “to know the perception of professors of 1st cycle about the process and effects of peer supervision in performance evaluation regarding professional development. The study is supported in a theoretical referential developed in three parts: Professional Development, Professor Evaluation and Supervision/ Evaluation. Regarding the methodology used, it was chosen a qualitative approach, with exploratory and descriptive characteristics. To collect the necessary data, it was selected a group of schools in the surroundings of Lisbon, considered as educational territory of priority intervention (ETPI) (also known as TEIP). The participants were 1st cycle professors divided into two different groups: one group of three evaluators, one of them is the department coordinator, and the other group of four evaluated professors with different contracting schemes. It were executed seven semi structured interviews, guided by a script having the same topics and a group of similar questions formulated from the same objectives. From the results obtained, it is pointed out the fact that professors consider evaluation as a need for improving their practices, it is verified an increase of sharing between professors and it is enhanced the supervisory role of the evaluator. It is also referred some concerns regarding difficulties throughout the process, being suggested training for future evaluators and also some considerations and suggestions either for the construction of future models and for collecting information for performance evaluation.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação, especialização Supervisão em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2320
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado



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