Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2319
Título: Avaliação do desempenho docente : o papel da supervisão e as competências dos professores avaliadores
Autor: Silva, Ana Patrícia Lopes da
Orientador: Leite, Teresa
Palavras-chave: Avaliação de desempenho docente
Supervisão
Desenvolvimento profissional docente
Competências dos avaliadores
Teacher performance evaluation
Supervision
Teacher professional development
Evaluators skills
Data de Defesa: Dez-2012
Resumo: O sistema de avaliação de desempenho desenvolvido nos últimos quatro anos tem como objetivo a melhoria da qualidade de ensino bem como a valorização e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes. No entanto, deu origem a fortes contestações por parte da classe docente e agentes sindicais, bem como a perplexidades e ambiguidades identificadas por alguns investigadores em estudos desenvolvidos sobre esta temática. Com efeito, a finalidade de progressão na carreira aponta marcadamente para uma avaliação sumativa de caráter seletivo, enquanto a finalidade de desenvolvimento profissional docente orienta o processo para formas de apoio e supervisão de caráter formativo, sendo estas duas finalidades de difícil conciliação. Este estudo tem como objetivo conhecer as conceções dos professores avaliadores e avaliados sobre o papel da supervisão na avaliação de desempenho. Para a sua realização utilizou-se uma abordagem qualitativa. A técnica de recolha de dados foi a entrevista, realizada a oito participantes, quatro professores avaliadores e quatro professores avaliados que lecionavam o 2º e 3º ciclo na mesma escola. Para complementar a informação, foram também analisados portefólios de desempenho da atividade dos professores, considerados como um instrumento avaliativo na escola a que os participantes pertenciam. O estudo permitiu concluir que os professores discordam do modelo de avaliação docente e que, no geral, não têm uma perspetiva muito clara sobre o papel da supervisão no processo avaliativo. No entanto, existem diferenças nas perspetivas dos avaliadores e dos avaliados, mostrando-se estes últimos mais recetivos à supervisão, desde que os avaliadores/supervisores tenham formação e competências a este nível e a sua prática seja reconhecida como de qualidade. Os avaliadores, por seu lado, percecionam de forma negativa o seu papel, as suas competências para a função e o seu desempenho. O papel do avaliador afigura-se assim primordial no processo de supervisão e nas suas repercussões no desenvolvimento profissional de quem é avaliado. - Abstract The performance evaluation system developed over the past four years is aimed at improving the education quality, and also the appreciation of teachers personal and professional development. However, had led to strong protests by the teachers and union agents, as well as perplexities and ambiguities identified by some researchers in studies conducted on this topic. In effect, the purpose of career progression strongly points to a summative evaluation of selective nature, while the purpose of teacher professional development, guides this process to ways of support and formative character supervision, being these two goals of difficult conciliation. This study aims to discover the conceptions of evaluators and evaluated teachers, about the role of supervision, in performance evaluation. For its accomplishment, was used a qualitative approach. The technique used for data collection, was an interview held to eight participants: four evaluator teachers and four evaluated teachers, who taught 2nd and 3rd cycles in the same school. To complement the information, were also analyzed portfolios of the teachers activity performance, considered as an evaluative tool in the school to which the participants belonged. The study allowed to conclude that teachers disagree with the teacher evaluation model and, in general, do not have a very clear perspective on the role of supervision in the evaluation process. However, there are differences in perspectives of the evaluators and the evaluated teachers, being the latter more receptive to supervision, provided that the evaluators/supervisors have the training and skills at this level and its practice recognized as quality. The evaluators, in turn, negatively perceive their role, their skills to the function and their performance. The role of the evaluator seems thus primordial in the supervision process and its repercussions on professional development of who is evaluated.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2319
Aparece nas colecções:ESELx - Dissertações de Mestrado

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