Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2284
Título: O acompanhador musical de dança : como identificar o tempo subjacente à frase de movimento?
Autor: Laguna Grosso, Alejandro
Palavras-chave: Acompanhador musical
Dança
Data: Jul-2008
Editora: Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música
Citação: Laguna, A. G. (2008). O acompanhador musical de dança: Como identificar o tempo subjacente à frase de movimento?. In Actas de la VII Reunion Anual de SACCoM 2008. Objetividad, Subjetividad y Música. Consultado em em fevereiro 21, 2013, em http://www.saccom.org.ar/2008_reunion7/actas_indice.html
Resumo: Os processos pelos quais o Acompanhador Musical de Dança (AMD) leva a cabo a sua tarefa são, a grande maioria das vezes, de carácter intuitivo, sendo que carece, tanto a nível nacional como internacional, de formação específica e fundamentada. De facto, é de salientar a falta de investigação sistematizada que identifique, de forma objectiva e clara, as estratégias perceptivas, cognitivas e expressivas subjacentes à sua prática. Esta situação repercute-se no estatuto menor, e mesmo subalterno, que este profissional tem no quadro da formação em dança. É no contexto dessa lacuna que esta investigação se inscreve, procurando através da análise de movimento (leitura rítmica corporal), da análise da relação entre frase de movimento e criação musical adequada, bem como através da identificação de estratégias de adaptabilidade, chegar a uma caracterização e fundamentação dessa prática musical.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2284
ISBN: 978-987-98750-6-3
Versão do Editor: http://www.saccom.org.ar/2008_reunion7/actas/52.Laguna_Grosso.pdf
Aparece nas colecções:ESD - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
acompanhador_musical_danca.pdf215,56 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.