Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2280
Título: Transição e adaptação ao ensino superior artístico
Autor: Duarte, Isabel
Palavras-chave: Adaptação
Sucesso académico
Sucesso bio‑psicológico
Sucesso sócio‑relacional
Escola Superior de Dança
Data: 2008
Editora: Unidade de I&D de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
Citação: Duarte, I. (2008). Transição e adaptação ao ensino superior artístico. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, 7. Consultado em fevereiro 20, 2013, em http://sisifo.fpce.ul.pt
Resumo: A principal finalidade deste artigo é a de contribuir para a compreensão dos fenómenos de adaptação ao ensino superior artístico vivenciados pelos estudantes e percepcionados pelos professores, e a de reflectir sobre os mecanismos de apoio à adaptação que a instituição de acolhimento pode adoptar. Como instrumentos de recolha de dados, foram distribuídos dois questionários aos estudantes do primeiro ano (questionário de caracterização e o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior de Lencastre et al., 2000) e realizadas entrevistas semi‑directivas a quatro professores da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, as dificuldades de adaptação ao Ensino Superior diagnosticadas noutros estudos realizados no nosso país, nos domínios académico, bio‑psicológico e sócio‑relacional, são também sentidas pelos estudantes da Escola Superior de Dança. Foram, no entanto, identificadas algumas dimensões particulares ao nível de conhecimentos específicos, tais como a heterogeneidade de formações anteriores dos alunos, o seu baixo nível de preparação física para realizar um curso desta natureza e o seu baixo nível de maturidade artística e expressiva. O grande número (57,5%) de estudantes deslocados da sua área de residência, sujeitos a uma enorme carga horária, revelou também que todos os aspectos relacionados com a dimensão sócio‑relacional assumem uma importância acrescida, e que tanto a instituição Escola Superior de Dança como a sua associação de estudantes podem desempenhar um papel importante para minorar as dificuldades de adaptação social e relacional manifestadas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2280
ISSN: 1646-4990
Versão do Editor: http://sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/sisifoD3PT.pdf
Aparece nas colecções:ESD - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Transicao_adaptacao_ensino_ superior_artistico.pdf124,13 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.