Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/2013
Título: Mobile Banking: fatores determinantes na adesão
Autor: Cristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim
Orientador: Machado, Ana Teresa
Palavras-chave: Marketing
Mobile Banking
Compatibilidade
Imagem
Inovação
Data de Defesa: Nov-2012
Editora: Escola Superior de Comunicação Social
Citação: Cristino, Patrícia Catarina Nunes Valentim - Mobile Banking: fatores determinantes na adesão. - Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2012. - Dissertação de mestrado.
Resumo: Numa altura em que a Internet está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, com o crescimento exponencial da penetração de telemóveis e smartphones, aliado à crescente valorização da mobilidade, os Bancos atentos a estas evoluções, viram nos dispositivos móveis uma oportunidade para desenvolverem um novo canal de acesso aos seus serviços em qualquer hora e/ou local, a partir de um smartphone ou tablet com ligação à internet. Como mais um canal à disposição dos clientes, os bancos depositam nele uma grande expetativa de ganhos futuros. Sendo o mais recente canal de interação com o cliente, esta investigação procura identificar os fatores que explicam a adesão ou utilização atual do mobile banking, para isso construiu-se um modelo de pesquisa resultante da combinação da teoria de difusão de inovações, risco, inovação pessoal e caraterísticas sociodemográficas. Para verificar a importância das dimensões do modelo optou-se por um estudo exploratório, de natureza quantitativa, através da aplicação de um questionário digirido a indivíduos bancarizados maiores de idade, com conta num banco a operar em Portugal. Os resultados obtidos revelam que a adesão / utilização do mobile banking está suportada pelas variáveis, vantagem relativa, compatibilidade e facilidade de uso. Relativamente às caraterísticas sociodemográficas, apenas a variável género se mostrou com relevância estatística.
Descrição: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/2013
Aparece nas colecções:ESCS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Patricia Cristino.pdf1,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.