Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1797
Título: Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce
Autor: Fuertes, Marina
Palavras-chave: Vinculação
Intervenção precoce
Base segura
Data: Mar-2012
Editora: CIED - Centro de Interdisciplinar de Estudos Educacionais - Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Fuertes, Marina (2012). Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce. Da Investigação às Práticas, II (1). 23-50.
Resumo: Sabendo que a qualidade da vinculação afecta a formação da personalidade e o desenvolvimento infantil, é crucial estudar a relação entre pais e filhos no contexto das práticas de intervenção precoce. A vinculação pode ser uma área de actuação (em situações de risco como o abuso e o mau trato infantil) ou uma força (quando a família é uma base segura) passível de superar desvantagens sociais e atrasos de desenvolvimento. Desde da proposta original de Ainsworth, o estudo das diferenças da qualidade da vinculação tem gerado uma vasta literatura e sofrido várias actualizações graças aos novos avanços da neuropsicologia e da psicologia evolutiva. No presente artigo, serão revistas diferentes abordagens sobre as variações individuais da vinculação com particular foco para as questões da vinculação atípica. Na discussão final, serão levantadas questões e potenciais contributos para a intervenção precoce no domínio da vinculação.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1797
ISSN: 2182-1372
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vários olhares sobre as diferenças na vinculação e contributos para a intervenção precoce.pdf308,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.