Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1737
Título: Contributos para a caracterização de um perfil de competências dos técnicos de radiologia na valência de ressonância magnética
Outros títulos: Contributions to the characterization of radiographers' skills profile at the valence of magnetic resonance
Autor: Valentim, Manuel António Marques
Orientador: Silva, Carlos Alberto da
Lança, Luís
Palavras-chave: Radiologia
Ressonância magnética
Profissional de saúde
Competência profissional
Perfil profissional
Radiology
Magnetic resonance
Health professional
Professional skill
Professional profile
Data de Defesa: Fev-2011
Editora: Universidade de Évora
Citação: Valentim MA. Contributos para a caracterização de um perfil de competências dos técnicos de radiologia na valência de ressonância magnética [Dissertation]. Évora: Universidade de Évora e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2011.
Resumo: O presente estudo tem como objectivo caracterizar o perfil da matriz de competências dos técnicos de radiologia na área de Ressonância Magnética, segundo as suas percepções e auto-avaliação, de forma a contribuir para a implementação de medidas estratégicas que visem a melhoria das competências destes profissionais de saúde, no contexto do seu desenvolvimento profissional. Neste estudo participaram 83 técnicos de radiologia recém-formados distribuídos por duas sub-amostras (técnicos formados na ESTeSL e na ESSCVP). Tendo sido aplicado um questionário específico sobre a matriz de competências que um técnico de radiologia deve possuir, construído a partir do modelo de agrupamento da proposta do modelo de competências do Tuning. Os dados revelaram que o modelo de competência do Tuning não se ajusta na totalidade à forma como os participantes na amostra auto-avaliam as suas competências em RM e que a maioria percepciona que detém um nível de competências considerado “médio”. Foram encontradas algumas diferenças significativas entre os técnicos de radiologia oriundos das duas escolas. Os resultados sugerem a necessidade de implementar uma estratégia de intervenção conducente à alteração do plano curricular e na estrutura de ensino e aprendizagem. ABSTRACT - This study aims to characterize the skills profile of the radiographers in the area of Magnetic Resonance in order to contribute to the implementation of strategic measures that allow the improvement of the skills of these professionals. This study enrolled 83 radiology technicians recent graduated divided into two sub-samples (technicians trained in ESTeSL and graduates in ESSCVP). It was applied a questionnaire with specific skills that a radiology technician must have built from the cluster model of competence Tuning. The results show that the model of competence Tuning does not fit perfectly in the way the participants in the study self-evaluation skills in MR and the majority perceives has a medium level of skills. There are some significant differences between the two schools of the sample. The results suggest that there is a need for intervention in the curriculum and structure of teaching and learning.
Descrição: Mestrado em Intervenção Sócio-Organizacional na Saúde - Área de especialização: Políticas de Administração e Gestão de Serviços de Saúde.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1737
Aparece nas colecções:ESTeSL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Contributos para a caracterização de um perfil de competências.pdf1,62 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.