Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1730
Título: Estudo para a implementação de plataformas de e-learning no sistema de formação dos recursos humanos da saúde: o caso particular dos enfermeiros de um hospital privado
Outros títulos: Study for the implementation of e-learning platforms in the training of health human resources: the special case of a private hospital nurses
Autor: Lopes, Cristina Maria C. Passos
Orientador: Silva, Carlos Alberto da
Palavras-chave: Gestão em saúde
Gestão de recursos humanos
Formação profissional
E-learning
Meio hospitalar
Sector privado
Enfermagem
Health management
Management of human resources
Professional training
Hospital
Private sector
Nurse
Data de Defesa: Jan-2011
Editora: Universidade de Évora
Citação: Lopes CM. Estudo para a implementação de plataformas de e-learning no sistema de formação dos recursos humanos da saúde: o caso particular dos enfermeiros de um hospital privado [Dissertation]. Évora: Universidade de Évora e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2011.
Resumo: A chave para o sucesso de uma organização não está nas suas capacidades em gerir os bens tangíveis, mas antes em mobilizar e tirar partido dos seus bens intangíveis. Torna-se, assim, indispensável, numa sociedade que se caracteriza pela volatilidade da informação, na qual o ritmo de vida é cada vez mais acelerado e o conhecimento é um dos principais factores de competitividade, investir nas pessoas e no seu capital intelectual. Mas, para que isso se torne num valor acrescentado é preciso partilhá-lo através de REDES em ambientes cada vez mais colaborativos. Os ambientes virtuais de aprendizagem no formato e-learning poderão constituir-se como soluções bastante interessantes capazes de incentivar essa partilha e fixar e desenvolver o capital intelectual de uma organização. Nesta dissertação procura-se saber se existem condições organizacionais efectivas para a implementação de um modelo de blended learning utilizando uma plataforma de e-learning, que permita dar resposta às necessidades de formação contínua dos profissionais de saúde de um hospital privado. Para dar resposta a esta questão estuda-se o ambiente interno e externo no qual se insere. Numa primeira fase, analisam-se as condições de partida dando ênfase à percepção da gestão de topo no que se refere à tomada de decisão: mudar o modelo de formação actual para um formato inovador de blended learning. Numa segunda fase, consolida-se a análise anterior observando outros indicadores e desenha-se o modelo propriamente dito. É um estudo puramente exploratório, qualitativo, enquadrado num paradigma compreensivo - indutivo cujas evidências dão origem a um referencial de inovação na formação. ABSTRACT - The key to the success of an organization it's not in their capabilities in managing tangible goods, but rather to mobilize and take advantage of its intangible assets. It is therefore essential in a society characterized by volatility of information, in which the pace of life is increasingly accelerated and knowledge is one of the main factors of competitiveness, to invest in people and in their intellectual capital. But for this to become an added value you must share it through networks in increasingly collaborative environments. Virtual learning environments in e-learning format may be very interesting solutions capable of empower this sharing, to establish and develop an organization intellectual capital. This thesis seeks to know whether there are actual organizational conditions for the implementation of a blended learning model using an e-learning platform, allowing the needs for continuing training of health professionals of a private hospital. To respond to this issue we study the internal and external environment in which it is inserted. Initially, we examine the starting conditions giving emphasis to the perception of top management in decision-making: changing the current training model for an innovative format of blended learning. A second phase consolidates previous analysis observing other indicators and draws the model itself. It is a purely exploratory study, qualitative, in which evidences are framed in a comprehensive - inductive paradigm, giving rise to a benchmark of innovation in training.
Descrição: Mestrado em Intervenção Sócio-Organizacional na Saúde - Área de especialização: Políticas de Administração e Gestão de Serviços de Saúde.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1730
Aparece nas colecções:ESTeSL - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação1.pdfCapa da dissertação85,05 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação2.pdfDissertação2,95 MBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação3.pdfAnálise categoria A542,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação4.pdfAnálise categoria B E607,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação5.pdfAnálise categoria C D378,19 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação6.pdfAnálise Tipologias A34,3 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação7.pdfAnálise Tipologias B E139,3 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação8.pdfAnálise Tipologias C D89,34 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação9.pdfAutorização do estudo98,66 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação10.pdfPedido autorização entrevista92,16 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação11.pdfPedido participação RH89,07 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação12.pdfGuião entrevista A41,71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação13.pdfGuião entrevista B44,87 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação14.pdfGuião entrevista C33,04 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação15.pdfGuião entrevista D81,48 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação16.pdfGuião entrevista E51,92 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação17.pdfIniciativas portuguesas SI26,54 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação18.pdfIniciativas europeias SI115,06 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação19.pdfApresentação do questionário63,21 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação20.pdfQuestionário140,76 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação21.pdfSinopse entrevista C D274,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação22.pdfSinopse entrevista A165,41 kBAdobe PDFVer/Abrir
Estudo para a Implementação de Plataformas de e-learning no sistema de formação23.pdfSinopse entrevista B E224,08 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.