Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1717
Título: Contributos para a implementação dum modelo de gestão da qualidade num serviço de tomografia computorizada: uma análise prospectiva
Outros títulos: Contributions for the implementation of a quality model in a tomography service: a prospective analysis
Autor: Campos, Joana Dulce
Orientador: Silva, Carlos Alberto da
Abrantes, António
Palavras-chave: Gestão em saúde
Qualidade em saúde
Gestão do risco
Prospectiva
Radiologia
Tomografia computorizada
Health management
Quality in health care
Risk management
Foresight
Radiology
Computorized tomography
Data de Defesa: Dez-2011
Editora: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa
Citação: Campos JD. Contributos para a implementação dum modelo de gestão da qualidade num serviço de tomografia computorizada: uma análise prospectiva [Dissertation]. Évora: Universidade de Évora e Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa; 2011.
Resumo: Este estudo pretende abordar uma visão da Prospectiva Estratégica, adaptando o Modelo de Cenários, para uma futura implementação do modelo de qualidade da European Foudation for Quality Management (EFQM), num serviço de Tomografia Computorizada. Foram analisados os actores intervenientes nesta análise sócio–organizacional, em que as chefias intermédias são as mais intervenientes deste processo. A análise dos objectivos verifica a importância do papel do Coordenador Técnico e ressalva a importância das competências dos profissionais de saúde deste serviço, assumindo a importância da gestão do risco e da necessidade de estabelecer parcerias. Como proposta de um possível Plano de Intervenção sugere-se um modelo de gestão do risco definido através de Seminários Prospectivos, com o objectivo de criar um sentido de trabalho em equipa, em que os objectivos individuais sirvam os da instituição, num ambiente organizacional motivado e dinâmico, em que a mudança seja um factor impulsionador da organização. ABSTRACT - This study purposes to address a vision of the Strategic Foresight, adapting the model scenarios for a future implementation of the EFQM quality model, in a service of Computed Tomography. We analyzed the social actors involved in this organizational analysis, in which middle managers are more involved in this process. The analysis verifies the importance of the objectives for the role of Technical Coordinator and subject to the importance of skills of health professionals of this service, assuming the importance of risk management and the need to establish partnerships. As a proposal for an intervention Plan can suggest a risk management model defined by Prospective Seminars with the aim of creating a sense of teamwork, in which the individual serves the objectives of the institution, in an organizational environment motivated and dynamic, in which the change is a key driver of the organization.
Descrição: Mestrado em Intervenção Sócio-Organizacional na Saúde - Área de especialização: Políticas de Administração e Gestão de Serviços de Saúde.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1717
Aparece nas colecções:ESTeSL - Dissertações de Mestrado



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.