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Título: O “Programa de Generalização das Actividades de Enriquecimento Curricular” como instrumento de regulação da política educativa
Autor: Pires, Carlos
Palavras-chave: Actividades de enriquecimento curricular
Políticas educativas
Problema público
Agenda política
Data: Abr-2009
Editora: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação / Instituto Politécnico de Bragança
Citação: Pires, C. (2009). O “programa de generalização das actividades de enriquecimento curricular” como instrumento de regulação da política educativa. In H. Ferreira, S. Bergano, G. Santos, & C. Lima (Ed.). Bragança: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação / Instituto Politécnico de Bragança. (Publicado em CD-ROM)
Resumo: A partir de uma abordagem pela “análise das políticas públicas”problema público, tendo como fonte os textos e os discursos oficiais do Governo e de outros actores, pretende-se ensaiar um quadro explicativo para a génese das medidas de generalização do alargamento do horário das escolas do 1.º ciclo e das actividades de enriquecimento curricular (AEC), procurando desocultar as situações problemáticas que lhes estão subjacentes e justificar a sua “entrada” na “agenda política”. Neste processo releva-se o papel dos actores enquanto “empreendedores”, na definição das políticas públicas de educação. Focusing on the public policy analysis, a framework to explain the genesis of the generalization of the extension of school day and curriculum enrichment activities (CEA) in primary schools (1st Cycle) is provided, trying to make clear the problems underneath, as well as to justify their ‘entry’ in the ‘policy agenda’. The inquiry is based on the texts and discourse of government and other stakeholders. In this process the actors’ role is emphasized as "entrepreneurs" in the definition of the public policies for education
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1707
ISBN: 978-972-745-102-9
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