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Título: O 1.º ciclo do ensino básico como problema de política educativa: definição de uma problemática em torno do conceito de “escola a tempo inteiro”
Autor: Pires, Carlos
Palavras-chave: 1.º ciclo do ensino básico
Política educativa
Escola a tempo inteiro
Data: Jun-2012
Editora: Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Pires, C. (2012). O 1.º ciclo do ensino básico como problema de política educativa: definição de uma problemática em torno do conceito de “escola a tempo inteiro”. In C. Tomás, C. Gonçalves, & M. Fuertes (Ed.), V Encontro do CIED – “Escola e Comunidade”, pp. 197-206. Lisboa: CIED / Escola Superior de Educação de Lisboa.
Resumo: No centro desta reflexão teórica situa-se a conjuntura sociopolítica que fez (re)emergir o 1.º ciclo do ensino básico como “problema” de política educativa, ou seja, como terreno prioritário para o Estado, através do Governo, formular e executar um “modelo” de operacionalização da política de “Escola a Tempo Inteiro” (ETI). Analisamos esta política reportando-a a referenciais de representação de um “novo modelo educativo” (dimensão educativa), de um “novo paradigma de escola pública” (dimensão política) e de uma “nova conceção de administração da educação” (dimensão administrativa). O recurso ao quadro heurístico da “análise das políticas públicas” permite pôr em evidência as representações e a ação governativas. At the centre of this theoretical reflection is the socio-political conjuncture that (re)emerged the 1st. cycle of basic education as an education policy “problem”, that is to say, a priority ground to the State, through the Government, create and implement an operational “model” for “full-time school” policy. We analyse this policy by referring to the referential representation of a “new educational model” (educational dimension), a “new paradigm of public school” (political dimension) and a “new conception of educational administration” (administrative dimension). The use of the heuristic framework of “public policy analysis” allows us to highlight the representations and governmental action.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1701
ISBN: 978-989-95733-3-8
Versão do Editor: http://www.eselx.ipl.pt/cied/eventos/index_v_encontro_pt.html
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