Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1684
Título: A formação através de projetos na iniciação à prática profissional
Autor: Leite, Teresa
Arez, Abel
Data: Set-2011
Editora: Escola Superior de Educação de Lisboa
Citação: Leite, T. e Arez, A. (2011). A Formação através de Projetos na Iniciação à Prática Profissional. Da Investigação às Práticas, I (3). 79-99.
Resumo: Este artigo visa fundamentar e explicitar os motivos pelos quais se optou por uma formação através de projetos na iniciação à prática profissional da Licenciatura em Educação Básica. Defende-se que a elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos favorece: i) a orientação para uma profissionalidade docente ativa e interativa, preparando para a tomada de decisões em situações singulares e não tipificadas; ii) a articulação teoriaprática, fornecendo instrumentos de análise do real e de esquemas estratégicos de ação; iii) o investimento pessoal, orientando o formando para objetivos de desenvolvimento préprofissional próprio; iv) a integração natural de conhecimentos oriundos de diferentes áreas do saber; v) a coerência entre os processos de aprendizagem formal e as formas de aprendizagem características das novas gerações.
Animação sociocultural,
Formação
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1684
Versão do Editor: http://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/70/71
Aparece nas colecções:ESELx - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Formação através de Projetos na.pdf789,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.