Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1555
Título: Desenvolvimento de um plano de manutenção preventiva na rede de distribuição de água de Lisboa
Autor: Pinto, Diogo Filipe de Mateus e
Orientador: Mendes, Luís Almeida
Mendes, Luís Lourenço
Palavras-chave: Inspecção
Manutenção preventiva
Rede de distribuição
Orgãos de manobra e segurança
Sistemas de informação geográfica
Inspection
Preventive maintenance
Water supply system
Valves and pressure control accessories
Geographic information systems
Data de Defesa: Dez-2011
Citação: Pinto, Diogo Filipe de Mateus e - Desenvolvimento de um plano de manutenção preventiva na rede de distribuição de água de Lisboa. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito do trabalho final de Mestrado do curso de Engenharia Civil, área de especialização em Hidráulica, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, e incide na temática dos sistemas de distribuição de água. O estágio decorreu na empresa EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A., e teve como objecto o desenvolvimento de um plano de manutenção preventiva para a rede de distribuição de água de Lisboa. Devido à crescente complexidade dos sistemas de abastecimento de água e à grande dispersão territorial dos diversos órgãos integrados na rede, surge a necessidade de desenvolver um sistema que permita simplificar o planeamento e a gestão das intervenções de inspecção e manutenção preventiva dos órgãos. Para esse efeito, recorreu-se a um software SIG (Sistema de Informação Geográfica) para proceder à sectorização da rede de distribuição de água em pequenos grupos (Polígonos), constituídos por um número determinado de órgãos de manobra e segurança. Esta metodologia permite organizar as intervenções em pequenos grupos e optimizar as rotinas de Inspecção diárias. No decorrer do estágio efectuou-se ainda um levantamento dos procedimentos de inspecção e manutenção dos diversos órgãos integrados na rede de distribuição de água de Lisboa, quer por acompanhamento de actividades com as equipas de inspecção, quer por recolha de recomendações junto dos fabricantes dos órgãos. Este levantamento permitiu elaborar fichas de procedimento para as actividades de inspecção e manutenção preventiva dos diversos órgãos, afim de serem usadas como referência pelos trabalhadores.
This report falls under the final year Masters course in Civil Engineering, Hydraulics area of expertise, in Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, on the subject of water supply systems. The traineeship took place in EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, S.A., and consisted in the development of a preventive maintenance plan for the water supply system in the city of Lisbon. Due to the complexity of water supply systems and the wide dispersion of equipments in the water supply network, there is a need to simplify the planning and management of the inspection and preventive maintenance interventions. In order to proceed with the sectorization of the water supply network in small groups (Polygons), it was used a GIS (Geographic Information System) software. This methodology allows to organize the interventions in small groups of equipments and optimize the daily inspection routines. Thanks to the escort of some inspection activities during the traineeship, and also by the gathering of some recommendations provided from the equipment manufacturers, it was possible to elaborate inspection and preventive maintenance procedures forms in order to be used as reference by the workers during the equipments inspections.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1555
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento de um Plano de Manutenção Preventiva na Rede de Distribuição de Água de Lisboa.pdf181,92 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.