Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1549
Título: Projecto de execução de uma obra de arte rodoviária
Autor: Correia, Tiago Gonçalo Gomes
Orientador: Vaz, Carlos Trancoso
Palavras-chave: Passagem superior
Pré-esforço
Análise tabuleiros
Pilares
Encontros
Overpass
Prestress
Deck analysis
Piers
Abutments
Data de Defesa: Jan-2012
Citação: Correia, Tiago Gonçalo Gomes - Projecto de execução de uma obra de arte rodoviária. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2012. Dissertação de mestrado.
Resumo: O presente trabalho foi realizado no âmbito do Trabalho Final de Mestrado em Engenharia Civil do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. O trabalho consistiu em realizar um Projecto de Execução de uma Passagem Superior com três tramos em Betão Armado e Pré-Esforçado. Foram tidos em conta os condicionamentos da topografia local, geotécnica e de traçado. O dimensionamento dos elementos estruturais foi efectuado de acordo com a regulamentação portuguesa actualmente em vigor, nomeadamente o Regulamento de Segurança e Acções (RSA) e o Regulamento de Estruturas de Betão Armado e Pré-esforçado (REBAP). A verificação da segurança foi efectuada em relação aos Estados Limites Últimos e de Utilização. Para a análise estrutural foi utilizado o programa de cálculo automático SAP2000.
In this document, it’s presented the final design of a reinforced and prestressed concrete 3 span overpass. The relevant requirements regarding topography, geotechnical conditions and road design have been taken into account. The structural design was performed considering theactual portuguese codes, namely the code for Safety and Actions (RSA) and the code for Reinforced and Prestressed Concrete Structures (REBAP). Safety checking considered ultimate limit states and serviceability limit states. Design values of the effects of the relevant actions were obtained for all action combinations, which were compared against the resistant values obtained from code prescriptions and taking into account the material properties.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1549
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Civil - Dissertações de Mestrado



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