Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.21/1489
Título: Controlo de tráfego
Autor: Lial, Gil Lima
Orientador: Vieira, Manuel Augusto
Palavras-chave: Sistema de controlo de tráfego
Autocarro
Peões
Fluxo
Melhorias
Transporte urbano
Congestionamento
Poluição
Traffic control system
Bus
Pedestrian
Flow
Improvements
Urban transport
Congestion
Pollution
Data de Defesa: Dez-2011
Citação: Lial, Gil Lima - Controlo de tráfego. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2011. Dissertação de mestrado.
Resumo: O crescente número de automóveis nas ruas das grandes cidades, assim como o crescente número de transportes urbanos para atender o crescimento das populações, veio fazer com que as cidades cada vez mais fiquem mais congestionadas e mais propícias para acidentes envolvendo viaturas e peões. Devido a isso, foram criados sistemas de controlo de tráfego capazes de melhorar o tráfego urbano nas cidades, sem deixar de lado as preocupações com os peões e nem com as emissões de poluentes para o ar. Baseado nesse cenário, este trabalho tem como objetivo abordar as possíveis soluções existentes no mercado para melhorar o fluxo das viaturas, principalmente dos transportes colectivos, com prioridades para viaturas de emergências e autocarros, assim como, as passagens de peões, e sistemas de mobilidade urbana. Desempenho do transporte público pode ser melhorado através de um melhor controlo e gerenciamento de tráfego em geral. Nos testes realizados em campo: foi medida a velocidade de viagem do autocarro no cruzamento fixo (Praça de Espanha), e correlacionando-os com intervalos do ciclo dos semáforos para este cruzamento. A flexibilidade do controlador actuando, com o auxílio de detectores de veículos, sendo capaz de variar os intervalos dentro do ciclo, bem como o volume de carros e de prestações em velocidade de viagem do autocarro. Resultados mostram que, durante o período em estudo, os benefícios de velocidade da viagem do autocarro, seria possível, através de um verdadeiro controlo de tempo feedback de cooperação entre as áreas urbanas de controlo de tráfego (Gertrude) e do sistema de localização de veículos de transportes públicos (SAEIP). Ao longo prazo, sugerimos a implantação de um sistema integrado. Fazendo com que o volume no carro seja reduzido. Este efeito leva também, a um aumento da velocidade comercial do autocarro urbano, da mesma forma como foi proposto em nossa experiência.
The growing number of cars on the streets of big cities and the growing number of urban transport to meet the growth of thepopulation came to make cities increasingly congested and more prone to accidents involving vehicles and pedestrians. Because of this, systems for traffic control can improve the urban traffic in cities, without leaving aside the concerns with pedestrians and with no emissions of air pollutants. Based on this scenario, this paper aims to address the possible solutions on the market to improve the flow of vehicles, especially public transport, with priority to emergency vehicles and buses, as well as the pedestrian crossings, and urban mobility systems. Finally will be present a study of traffic control system exists in the city of Lisbon, based on measurements taken at a point in Lisbon. We have conducted field trials: we measured the travel speed of bus, in a fixed intersection (Praça de Espanha), and correlated it with traffic lights intervals within the cycle into this intersection. The flexibility of the actuated controller, with the aid of vehicle detectors, is capable of varying intervals within the cycle as well as the in-car volume and providing benefits in bus travel speed. Results show that, during the time period under study, benefits in bus travel speed would be possible through a feed-back real time cooperative control between urban traffic control (GERTRUDE) and Public transport vehicle location (SAEIP) systems. At long term we suggest the implementation of an integrated system. By doing that the in-car volume will be reduced. This effectleads, also, to an increased commercial speed of the urban bus company in the same way as it was proposed in our experience.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.21/1489
Aparece nas colecções:ISEL - Eng. Elect. Tel. Comp. - Dissertações de Mestrado

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